GeGeGe no Kitarō Wiki
Advertisement
GeGeGe no Kitarō Wiki

"A Grande Guerra Yōkai" (妖怪大戦争, Yōkai Dai Sensō) é o nono capítulo da edição de GeGeGe no Kitarō na revista Shōnen Magazine da Kodansha.

Trama

Kitarō e Medama-Oyaji estão andando pela cidade durante à noite quando ouvem um menino implorar a uma multidão de pessoas para salvar sua terra natal de yōkai. A multidão ri dele e se afasta, mas Kitarō acredita nele pois pode sentir o cheiro dos yōkai ocidentais nele. O garoto explica que ele é da Ilha Kikai e sua aldeia foi tomada por cerca de sete ou oito yōkai. Medama-Oyaji adverte a Kitarō para não se envolver, já que os yōkai ocidentais são mais poderosos que os japoneses, e que ele não resistiria a muitos deles. Kitarō decide colocar um anúncio no jornal, pedindo para o mais valente yōkai japonês encontrá-lo no Cemitério de Tama.

Vários yōkai aparecem naquela noite, mas depois de alguns testes Kitarō reduz o time a Sunakake-Babaa, Konaki-Jijii, Ittan-Momen e Nurikabe. Enquanto entram na jangada do menino para zarpar, Nezumi-Otoko exige que seja levado junto. Kitarō recusa, dizendo que um meio-humano como ele só iria atrapalhar. No entanto, quando o grupo já está no mar, eles vêem Nezumi-Otoko desesperadamente remando em direção a jangada numa banheira de madeira, e eles relutantemente concordam em deixá-lo entrar.

Quando eles se aproximam da ilha, eles são interceptados por uma bruxa. Ittan-Momen voa ao céu para lutar contra ela, comprimindo seu corpo contra o dela e caindo na água. Os outros ajudam Ittan-Momen a sair da água apenas para descobrir que ele morreu com uma agulha forçada em seu coração. Enquanto estão distraídos, a Bruxa se levanta da água e decola com Nezumi-Otoko. Ao ir atrás dela, eles se deparam com Drácula, o Lobisomem e Frankenstein. Os três revelam que eles planejam transformar a Ilha Kikai em uma nação yōkai e oferecem à equipe de Kitarō uma chance de trabalhar com eles. Sunakake-Babaa retalia jogando areia nos olhos deles e uma luta se inicia, com mais vampiros saltando da água para atacar. Konaki-Jijii luta com Frankenstein, agarrando-o e aumentando seu peso até que eles caem na água e Frankenstein se afoga. A batalha continua até o time de Kitarō ficar completamente separado.

Duas horas depois, Konaki-Jijii emerge da água e encontra Sunakake-Babaa e a jangada na costa da ilha de Kikai. Ela o explica que não pode encontrar os outros, embora ela saiba que os vampiros se aglomeraram em Nurikabe e sugaram todo o seu sangue. A bruxa então voa em sua vassoura, com Nezumi-Otoko no reboque. Sunakake-Babaa joga areia neles, derrubando-os no chão e quebrando a vassoura. Nezumi-Otoko mostra a ela e Konaki-Jijii que ele tem o chanchanko de Kitarō, dado a ele pelo próprio como prova de que ele está disposto a trabalhar com os yōkai ocidentais. Os dois concordam em ver o líder com Nezumi-Otoko e a bruxa.

Enquanto isso, Kitarō e Medama-Oyaji estão em uma enseada noutro lugar da ilha. Medama-Oyaji se preocupa com a perda do chanchanko e explica a Kitarō que é a verdadeira fonte de seus poderes pois foi feito a partir dos cabelos espirituais de seus ancestrais. Eles partem para procurá-lo e reencontrar o garoto. Eles se deparam com ele e os aldeões se escondendo em uma caverna e descobrem que muitos foram mortos pelos yōkai ocidentais, incluindo seus pais. Ele leva Kitarō para conhecer o prefeito, que conta toda a história dos yōkai ocidentais. Ele explica que os yōkai apareceram de repente na ilha, e o prefeito acredita que é por causa da temperatura do solo no cemitério, que é o ideal para a criação de yōkai. Para testar sua teoria, ele desenterrou o cemitério e viu que todas as sepulturas estavam vazias. Isso faz Kitarō se questionar se os yōkai ocidentais são na verdade zumbis.

Os yōkai ocidentais chegam à caverna, liderados por Nezumi-Otoko, que apresenta Kitarō e os aldeões ao seu líder, Backbeard. Backbeard tem poderes hipnóticos, então Kitarō faz os aldeões fecharem os olhos e deixarem a caverna. Nezumi-Otoko diz a Kitarō para se render, mas Kitarō persevera e os persegue disparando suas agulhas capilares. Depois que os inimigos fogem, Kitarō está praticamente careca, exceto por três cabelos e desmaia de exaustão. Medama-Oyaji ordena aos aldeões que construam uma parede ao redor da caverna enquanto ele e o menino procuram o covil dos yōkai ocidentais. Em pouco tempo, eles se deparam com os cadáveres de Sunakake-Babaa e Konaki-Jijii, então Medama-Oyaji diz ao menino para voltar para a caverna.

Medama-Oyaji logo se depara com a reunião dos yōkai ocidental em um pântano e os espiona. Backbeard diz a Drácula e ao Lobisomem que levem Kitarō para o oceano para que ele possa hipnotizá-lo e diz a Bruxa e Nezumi-Otoko para matar os aldeões nesse meio tempo. A Bruxa pede a Nezumi-Otoko por sua vassoura, que ele havia consertado e estava usando como linha de roupa para o chanchanko. Medama-Oyaji aproveita a oportunidade e pula na vassoura e voa. A bruxa chama a vassoura de volta para ela, e Medama-Oyaji e o chanchanko caem na água. A bruxa e Nezumi-Otoko voam e Medama-Oyaji lamenta seu fracasso, chorando no chanchanko.

Drácula e Lobisomem chegam à caverna e pedem para falar com Kitarō para negociar a divisão da ilha com os aldeões. O prefeito pede pra Kitarō para considerar, mas Kitarō acha suspeito, pois os yōkai ocidentais estão vencendo a guerra. Ele concorda em falar com eles e eles o levam para Backbeard. De volta ao pântano, as lágrimas de Medama-Oyaji caem sobre o chanchanko, fazendo com que os pelos espirituais dos ancestrais percebam que seu descendente final está em perigo. O chanchanko brilha em vermelho e voa em direção a Kitarō.

Kitarō medita enquanto espera por Backbeard, que surge e finalmente o hipnotiza. Em outro lugar, Medama-Oyaji voa com o chanchanko como um tapete mágico e intercepta a bruxa e Nezumi-Otoko. Usando o chanchanko, ele sufoca a bruxa e derruba Nezumi-Otoko. Ele então encontra Kitarō, mas Kitarō bate nele. Backbeard regozija-se com sua vitória e derruba Medama-Oyaji na água, mas Medama-Oyaji voa de volta para cima no chanchanko e esfaqueia Backbeard no olho com uma agulha, matando-o e quebrando o feitiço em Kitarō e Nezumi-Otoko.

Uma horda de yōkai ocidentais capturam Medama-Oyaji, mas Kitarō o salva e recupera seu chanchanko. Ele e Medama-Oyaji correm e encontram Nezumi-Otoko. Os três incendeiam a área circundante, aparentemente destruindo os yōkai ocidentais. A área é subitamente cercada por uma esfera gigante, que sobe e flutua para longe. Os aldeões estão confusos sobre isso, então Kitarō e Medama-Oyaji explicam que era um Brigadoon. Quando condições como as que o prefeito mencionou sobre o cemitério são atendidas, o Brigadoon aparece e fecha a área. Os yōkai os consideram um lugar ideal para viver, mas eles são raros e só aparecem uma vez em mil ou mais anos. A única razão pela qual eles sabiam disso era porque um dos ancestrais de Kitarō experimentou isso antes e seus cabelos espirituais no chanchanko disseram a eles como completar o efeito.

Kitarō, Medama-Oyaji e Nezumi-Otoko logo saem em sua jangada, com Kitarō humildemente recusando elogios dos aldeões e Nezumi-Otoko se sentindo envergonhado por ter sido hipnotizado e bagunçar as coisas.

Personagens

Versões

Mangá

  • Livro ilustrado Bokura - Os Yōkai Ocidentais (西洋妖怪の巻)
  • Tanoshii Yochien - A Grande Guerra Yōkai (ようかいだいせんそうのまき)
  • 1º ano da Learning Magazine - A Grande Guerra Yōkai (ようかいだいせんそうのまき)
  • 2º ano da Learning Magazine - Os Yōkai Ocidentais (西ようようかいのまき)
  • Livro ilustrado Poplar - A Grande Guerra Yōkai (妖怪大戦争)
  • Lançamento especial Comic BonBon - Edição Especial GeGeGe no Kitarō (ゲゲゲの鬼太郎・特別編)

Anime

Mídia#TítuloExibição
196810"A Grande Guerra Yōkai: Parte 1"6 de março de 1968
200732"Desembarque! A Ameaça dos Yōkai Ocidentais"11 de novembro de 2007
200733"Grande Contra-Ataque! Yōkai Japoneses"18 de novembro de 2007
201827"Invasão! O Exército de Backbeard"7 de outubro de 2018
201828"A Grande Guerra Yōkai"14 de outubro de 2018

Filme

Trivialidades

  • É reintroduzida a origem do chanchanko de Kitarō. Ela foi mencionada pela primeira vez na história do mangá de aluguel, "A Árvore Vampira e Neko-Musume", mas esta é a primeira menção na edição da Shōnen Magazine.
  • Esta história apresenta a primeira aparição das agulhas capilares de Kitarō.

Navegação

GeGeGe no Kitarō na Shōnen Magazine (1965-1970)
1965 "Mão" • "Yasha" • "Entrada ao Inferno" • "Neko-Sennin" • "Fantasma Noturno"
1966 "Suiko" • "Árvore Vampira" • "Trem Fantasma" • "A Grande Guerra Yōkai" • "Dai-Kaijū" • "Daruma" • "Castelo Yōkai"
1967 "Kagami-Jijii" • "Vampiro Elite" • "Yō-Kaijū" • "Nezumi-Otoko e Neko-Musume" • "Miage-Nyūdō" • "Yōkai Nurarihyon" • "A Boneca da Bruxa" • "Yōkai Keukegen" • "Yōkai do Passo" • "Yōkai Elétrico" • "Diamante Yōkai" • "Hakusanbō" • "Umizatō" • "Sara-Kozō"
1968 "Kasa-Jizō" • "Iso-Onna" • "Makura-Gaeshi" • "Oritatami-Nyūdō" • "Odoro-Odoro" • "Te-no-Me" • "Batalha do Espelho" • "Mágica Coreana" • "Mōryō" • "Pião Yōkai" • "Yōka" • "Sazae-Oni" • "Demônio Belial" • "Exército Yōkai" • "Ilha Antropófaga" • "Bake-Neko" • "Nopperabō" • "Hiderigami" • "Yōkai do Pântano Obebe" • "Yukinko" • "Ubume" • "Batalha do Geta" • "Sekigahara Yōkai" • "Anagura-Nyūdō" • "Tenko" • "O Nascimento de Kitarō" • "Ama-no-Jaku" • "Batalha Sangrenta de Ogasawara" • "Rali Yōkai" • "Presidente dos Yōkai" • "Oboro-Guruma" • "Odoro-Odoro vs. Vampiro" • "Ushirogami" • "Onmoraki" • "Yōkai Hōkō" • "Gyūki" • "Amefuri-Tengu"
1969-70 "Os Irmãos Nekoya" • "Kami-sama" • "O Grande Julgamento Yōkai" • "Tecido Yōkai" • "Kamaboko" • "Dorotabō" • "Yōkai Ashi-Magari" • "Tsuchi-Korobi" • "Após GeGeGe no Kitarō"