FANDOM

Ama-no-Jaku (天邪鬼, Diabo do Céu) é um yōkai e inimigo de Kitarō em GeGeGe no Kitarō. Ele aparece na história de mesmo nome da Shōnen Magazine.

Visão geral

Interpretes

<tr><td style="background:#100616; text-align: center;">{{{Artista}}}</td><td style="background:#100616; text-align: center;">{{{Mídia}}}</td></tr>

Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista </table>

Aparência física

Ama-no-Jaku tem a constituição de um homem grande e másculo, com cabelos desgrenhados e dentes tão grandes que lhe impedem de fechar completamente a boca. Ele têm orelhas pontudas e, para se cobrir, ele usa uma tanga, sendo essa a sua única peça de roupa.

Sua aparência é a mesma no primeiro e segundo anime, porém no segundo ele é apresentado com uma pele avermelhada, cabelos brancos, olhos com esclera amarela e uma tanga vinho. No terceiro anime, sua cabeça é bem maior que o resto do corpo, ele tem uma pela alaranjada com a tanga e os cabelos vermelhos. No quarto anime, sua aparência segue como as suas primeiras aparições, porém sua pele possui um tom de vermelho mais forte, seus cabelos são brancos e sua tanga é verde oliva. No quinto anime, sua pele é rosada, seus cabelos são loiros e ele usa uma tanga cinza.

Personalidade

Ama-no-Jaku é mal-humorado e abertamente travesso. Ele disse que ver outras pessoas felizes o deixa doente. Sua comida favorita é carne defumada e ele cozinha usando um fogão em seu esconderijo.

Habilidades e poderes

Ama-no-Jaku é conhecido como Montro do Estímulo (さとりの怪, Satori no Kai) pois ele é capaz de sentir rapidamente a presença de seus inimigos. Ele também tem alguns poderes telepáticos, pois foi capaz de entrar na mente do velho que encontrou sua prisão, convencendo-o em seus sonhos a tirar o seu selo. No terceiro anime, ele também pode ler as mentes dos outros.

  • Força imensa: Ele é tão forte quanto mil homens e é poderoso o suficiente para parar e mover veículos. No quarto anime, ele é forte o suficiente para suportar um teste de força com Nurikabe.

Retratos

O Ama-no-Jaku foi selado dentro de uma estátua komainu há 600 anos atrás por seus atos perversos. Ele foi libertado quando seu selo foi quebrado por um velho amargo e os dois decidiram causar problemas juntos. Ele e o velho vão para uma cidade próxima e se recusam a pagar a conta em um restaurante, e quando um policial é chamado, Ama-no-Jaku o derrota facilmente. Logo eles se juntam a Nezumi-Otoko e os três voltam para as montanhas para um esconderijo que Ama-no-Jaku construiu antes de ser selado. A força de defesa japonesa tentou investigá-los, mas Ama-no-Jaku os assustou atirando árvores e pedras contra eles, então Kitarō é convocado para lidar com a situação.

Kitarō foi capaz de derrotá-lo fazendo cócegas nele com sua Mão Remota enquanto ele se preparava para arremessar uma pedra, fazendo com que ela caísse em cima dele.

Mais tarde, ele testemunha contra Kitarō no Grande Julgamento Yōkai, seguindo o esquema de Momon-Jii para prender a Kitarō.

No primeiro anime segue a mesma história do mangá, porém como a série não incluía a habilidade Mão Remota de Kitarō, Ama-no-Jaku é derrotado após ser atraido para um lago próximo, onde o peso da pedra faz com que Ama-no-Jaku afunde na lama. Kitarō e Nezumi-Otoko então colocaram a estátua de Komainu na nova pedra, selando Ama-no-Jaku mais uma vez.

No segundo anime, ele também participa da festa que Momon-Jii secretamente organizou para filmar e incriminar Kitarō, bebendo saquê com ele e Miage-Nyūdō. Ele é derrotado junto com as outras coortes pela Família Kitarō depois que Kitarō é perdoado e liberado.

Na terceira série, sua história é praticamente a mesma do mangá original, embora ele e o velho tenham mostrado causar muito mais danos à cidade. Durante a luta com Kitarō, Konaki-Jijii detona uma bomba, fazendo com que uma avalanche enterre Ama-no-Jaku sob uma pilha de pedras. Kitarō coloca a estátua Komainu na pilha para selar Ama-no-Jaku.

Nesta adaptação, ele não foi incluído no Grande Julgamento Yōkai.

Na quarta série, ele é libertado por Nezumi-Otoko e sequestra uma jovem chamada Yurika para comê-la em sua primeira refeição após 500 anos. Em sua luta com Kitarō, ele acaba em um teste de força com Nurikabe. Nezumi-Otoko, Neko-Musume e Yurika trabalham juntos para empurrar a roda d'água de pedra para cima dele. Ele é capaz de segurá-la por um tempo, mas Konaki-Jijii pula por cima e pesa, esmagando-o no chão. Eles então colocam a estátua que o mantinha selado originalmente no topo da roda d'água.

Mais tarde, ele é visto entre a multidão de yōkai maus que testemunham no Grande Julgamento Yōkai, mas não desempenha um papel ativo nos eventos.

Lenda

Trivialidades

Referências

Navegação

v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros