FANDOM

LupaIcon.png "Beard" se redireciona para esse artigo. Se está procurando o capítulo de Tour Fantasma Mundial de Kitarō, veja: Beard (história)

Backbeard Retratos

Galeria

Backbeard (バックベアード, Bakkube'aado) é um yōkai ocidental e um antagonista semi-recorrente de GeGeGe no Kitarō. Ele é o mais poderoso de todos os yōkai das nações ocidentais, liderando o exército de yōkai que invadem o Japão para criar sua própria "Nação Yōkai". Sua aparição principal foi na história da Shōnen Magazine, "A Grande Guerra Yōkai".

Backbeard é um dos personagens mais icônicos da franquia e também um dos antagonistas mais crueis dentre os outros. Com exceção do segundo anime, Backbeard realiza aparições frequentes nos episódios dos animes, muitas vezes atuando como o chefe de algum yōkai estrangeiro.

Visão geral

Interpretes

ArtistaMídia
Kōsei Tomita1ª Série
Hidekatsu Shibata3ª Série
5ª Série
Masaharu Satō4ª Série
Hideyuki Tanaka6ª Série
Kiyoshi KobayashiIbun Yōkai Kitan

Aparência física

Backbeard é uma sombra gigante com um único olho grande no centro. Ele aparece como um ser esférico preto gigante, com um único olho grande no centro, em torno dele há uma pálpebra clara. Ele tem tentáculos curtos, semelhantes a raízes, em todo o corpo.

No primeiro anime, a aparência de Backbeard é relativamente igual à sua aparência de mangá, sendo uma grande bola preta que tem um único olho e tentáculos curtos por todo o corpo. No entanto sua pele é muito mais clara, da cor cinza claro com uma íris visivelmente mais clara.

No terceiro anime, Backbeard ainda é uma grande esfera negra com um único olho e numerosos tentáculos. O olho parece maior, ao mesmo tempo que tem uma esclera amarela e uma íris vermelha, ao redor do olho com pálpebras azuis. Seus tentáculos são mais curtos e se dividem em dois ou três fios.

No quarto anime, a aparência de Backbeard tem poucas mudanças. Sua esclera amarela e sua íris vermelha permanecem, agora com uma pupila visível. Seus tentáculos parecem mais curtos e sua aura negra é mais difusa.

Dentro do quinto anime, Backbeard parece ser muito maior do que antes, do tamanho de um pequeno castelo. Seus olhos agora têm uma esclera branca, com uma íris vermelha e uma pupila visível. Seus tentáculos são mais longos e parecem ter menos pontas duplas.

Verdadeira forma de backbeard

A verdadeira forma de Backbeard no sexto anime.

No sexto anime, a aparência de Backbeard tem relativamente poucas diferenças em relação às adaptações anteriores. É notável sua pálpebra verde, cercando seu olho que tem uma esclera amarela, uma íris vermelha com várias veias e um anel escuro em volta e no centro dela está sua pupila negra. Seu corpo ainda é uma gigantesca esfera negra, com tentáculos que têm bordas mais afiadas e agora são muito mais longas. Ele também é capaz de assumir uma forma física, onde seu corpo se assemelha a um humanóide alto, de pele altamente escura, com tonalidades de verde que se assemelham a tecidos crus. Seu único olho se forma do abdômen, mas rapidamente se move para o centro do rosto.

Personalidade

Backbeard muitas vezes é mal-humorado, cheio de orgulho e egoísta. Ele odeia todos os yōkai do Japão e acredita que eles são muito fracos para serem considerados yōkai. Ele, no entanto, se torna surpreendentemente obediente na presença de yōkai mais fortes, como quando ele aceitou a decisão de Akashita no Rali Yōkai[1].

Embora ele seja retratado geralmente como um antagonista, algumas histórias do mangá o apresentam como um aliado de Kitarō[2][3]. No entanto, ele ainda mostra o seu lado perverso nessas aparições, como causar acidentes de trânsito puramente por diversão ao cegar motoristas à noite em Nova York[2].

Habilidades e poderes

Backbeard hipnotizando os yokai ocidentais

Backbeard usando seus poderes oculares.

  • Poderes oculares: A principal habilidade de Backbeard são os poderes dos olhos. Olhar para as vítimas pode ter certos efeitos sobre elas.
    • Hipnose: Backbeard pode hipnotizar os outros para se tornarem seus seguidores. Ele também pode combater os feitiços de hipnose de outros yōkai, como fez em "Yōkai Lockheed".
    • Tontura: Backbeard pode desorientar os inimigos por determinados períodos de tempo, embora o tempo possa variar de momentâneo para longo prazo.
    • Calor: Beard pode disparar um feixe de luz do olho. Quente o suficiente para incendiar os inimigos.
  • Tentáculos: Beard pode usar seus tentáculos para esfaquear inimigos. Ele também pode cultivar braços e pernas quando necessário, como fez no torneio de sumô em Kitarō Kunitori Monogatari[4].

Origem

Backbeard aparece pela primeira vez na história da Shonen Magazine, "A Grande Guerra Yōkai". Ele é o líder do Exército de Yōkai Ocidentais que vivem no fenômeno Brigadune. Ele lidera Drácula, a Bruxa, o Lobisomem, Frankenstein e muitos outros para invadir a Ilha de Kikai e transformá-la em um País Yōkai. Eles matam metade da população da ilhas e quase acabam com a Família Kitarō, que vem para salvar os ilhéus. Backbeard consegue controlar Kitarō com seus poderes hipnóticos, mas ele é morto quando Medama-Oyaji usa o chanchanko para voar até ele e perfurar seu olho.[5]

Backbeard e kitaro no rally yokai

Backberd tentando ultrapassar Kitarō no rali yōkai.

Em "Rali Yōkai" ele representa os Estados Unidos na corrida. Ao chegar para a corrida, ele bate em Umibōzu com seu carro e quando é repreendido por Kitarō ele simplesmente o ignorou e diz: "É senso comum sair do caminho de um veículo em movimento". Ao longo da corrida, ele fica à frente, usando seus poderes para deixar os outros competidores atordoados, até que ele começa a chicotear depois de dirigir em um lago. Ele persevera, no entanto, e depois incendeia o carro de Kitarō com uísque. Ele acaba terminando em terceiro atrás de Kitarō e Gremlin e reclama do resultado. O juiz principal, Akashita, furiosamente sugere que Beard faça a corrida novamente se ele não estiver satisfeito, mas Beard resolve aceitar a derrota.[1]

Ele fez muitas outras aparições em outras séries. Na Guerra Vietnamita de Kitarō, ele encontra Medama-Oyaji enquanto o último está em Nova York procurando pelo Espião 67. Ele não demonstra nenhum rancor de seus encontros anteriores e, em vez disso, ajuda Medama-Oyaji em sua procura[2]. Ele aparece no Turismo Fantasma de Kitarō, rondando a Inglaterra com planos de viajar para o espaço. Quando um meteoro é descoberto caindo na direção da Inglaterra, um foguete é enviado até ele, e Beard se esconde nas nuvens para cegar o piloto e roubar o foguete. Depois de derrubar uma investigação de Ittan-Momen, ele se esconde em um antigo castelo, onde a Família Kitarō vai enfrentá-lo. Ele captura Nezumi-Otoko e tenta cortá-lo ao meio com um pêndulo, mas Konaki-Jijii o imobiliza e o coloca no lugar de Nezumi-Otoko. Apesar de ser cortado ao meio, Beard ainda sobrevive e usa seus poderes de tontura em todos. Ele é derrotado quando Medama-Oyaji engana as duas metades para se encararem e se incendiarem.

Backbeard no tornei de sumô

Backbeard no torneio de sumô.

Em "Yōkai Lockheed", Medama-Oyaji o chama para ajudar a reverter o feitiço de hipnotismo da Bruxa em Kitarō. Ele também usa seus poderes para cegar a Bruxa enquanto ela foge[3]. Em Kitarō Kunitori Monogatari, ele participa do Torneio de Sumô Yōkai, com o objetivo de derrotar Kitarō, ele usa táticas dissimuladas, como seu brilho vertiginoso. No entanto, Kitarō foi capaz de evitar suas táticas de trapaça e, aproveitando a diferença de tamanho, o derrotou com um ataque sobre o ombro[4]

Enquanto o mangá muitas vezes o retrata como arqui-inimigo de Kitarō, muitas de suas histórias nunca foram adaptadas para o anime. Como Nurarihyon foi retratado como arqui-inimigo de Kitarō desde o terceiro anime, em adaptações mais recentes ele faz menos aparições e não é tão proeminente quanto um personagem. De acordo com Shigeru Mizuki, ele gostava de desenhar Backbeard e sempre procurava oportunidades para inseri-lo em histórias[6]

Lenda

A origem de Backbeard não é clara, apesar de alguns acreditarem que ele é muito vagamente baseado em Bugbear, um espírito parecido com o bicho-papão do folclore inglês. No entanto, além dos nomes semelhantes, os dois não têm mais nada em comum.

Ele apareceu pela primeira vez na revista Shonen Book em 1965, como uma criatura semelhante a um inseto, composta de olhos em um artigo ilustrado sobre monstros do mundo. Este artigo foi escrito por Yukihiko Kitagawa e desenhado por Toshio Okazaki, e o mesmo desenho apareceu mais tarde em um anexo do Shonen Book.

Acusações de plágio

Em uma entrevista de 1989 com a revista Nihongaku, o fotógrafo Masatoshi Naitō afirmou que Mizuki plagiou uma de suas fotos para o design de Backbeard. Sua colagem Shinjuku Phantom Chimera apresentava uma imagem semelhante de uma esfera preta com um único olho e tentáculos semelhantes a raízes crescendo a partir dela. A colagem foi publicada na edição de abril de 1964 da Asahi Camera, enquanto Backbeard apareceu pela primeira vez no segundo capítulo d’A Grande Guerra Yōkai em 1966.

No entanto, também foi apontado que ambos os trabalhos foram derivados da pintura Eye Balloon por Odilon Redon.

Trivialidades

Referências

  1. 1,0 1,1 Rali Yōkai (妖怪ラリー), Shonen Magazine
  2. 2,0 2,1 2,2 Gebara Vai ao Vietnã, Guerra Vietnamita de Kitarō
  3. 3,0 3,1 Yōkai Lockheed
  4. 4,0 4,1 Sumô Yōkai, Kitarō Kunitori Monogatari
  5. "A Grande Guerra Yōkai", Shonen Magazine
  6. Mujara

Navegação

v  d  e
Exército de Yōkai Ocidentais
Geração jovem
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros