FANDOM

Dorotabō (泥田坊, Monge da Lama) são yōkai lamacentos que habitam a lama dos campos de arroz em GeGeGe no Kitarō. Eles apareceram pela primeira vez na história de mesmo nome da Shonen Magazine.

Interpretes

Ator/Atriz
Mídia
Ichirō Nagai Anime de 1971
Kōzō Shioya Anime de 1985
Hitoshi Masuda Anime de 1996
Mahito Ōba Anime de 2007
Atsuki Tan Anime de 2018

Lenda

Características

Aparência

O Dorotabō têm a aparência de um humanoide frágil feito inteiramente de lama. Suas cabeças são carecas e cada uma tem apenas um único olho grande.

No quarto anime, uma criança Dorotabō aparece e ao contrário dos outros Dorotabō, esta criança não era frágil e tinha um par de olhos normais

Personalidade

Os Dorotabō são geralmente dóceis, adormecidos dentro das águas dos arrozais. No entanto, eles se tornam vingativos uma vez que seus campos são negligenciados, focando-se apenas em recuperá-los. Eles são persistentes e não desistirão até que seus campos sejam reparados, o que eles pacificamente aceitarão e retornarão a ele.

História

Os Dorotabō são espíritos de fazendeiros mortos que vivem nas águas dos arrozais. Eles costumavam a ter uma vida dócil, mas depois que sua aldeia foi comprada pelos militares para construir uma base aérea nos campos, muitos dos agricultores se mudaram para a cidade, onde ficaram doentes e morreram. Como os fazendeiros que ficaram para trás para protestar só puderam construir um pequeno monumento em sua memória, suas almas se transformaram em espíritos malignos e se converteram em Dorotabō com a lama da cidade. Eles começam atacando a base aérea e destruindo os jatos dos exércitos, então Kitarō é chamado para resolver o problema. Após duas batalhas, Kitarō descobre a história dos aldeões e o exército concorda em construir um monumento melhor para os fazendeiros mortos e o Dorotabō volta para a lama.

Habilidades

  • Composição na lama: Sendo feito de lama, o Dorotabō é quase indestrutível. Sua fraqueza é o calor, que seca seu corpo, permitindo que ele seja desintegrado em pó. No entanto, ele pode ser ressuscitado com água.
  • Fusão: No quarto anime, os Dorotabō são capazes de se fundir em uma versão gigante de si mesmos. Essa forma ainda tem um único olho, porém seu copro é muito mais inchada, devido aos inúmeros Dorotabō que a compõem. Devido ao seu tamanho, ele têm uma enorme força.

Os Dorotabō também podem cuspir uma escaldante lama quente da boca.

Referências

Navegação

v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai