FANDOM

Ittan-Momen (一反木綿, Rolo de Algodão) é um yōkai voador feito de algodão e um membro da Família Kitarō. Kitarō e amigos muitas vezes utilizam-no como meio de transporte em suas viagens.

Interpretes

Ator/Atriz
Mídia
Kōsaku Sugiura 1ª Série
Kōsei Tomita
Keaton Yamada 2ª Série
Jōji Yanami 3ª Série
5ª Série
Shigeru Chiba 4ª Série
Kappei Yamaguchi 6ª Série
Hiroshi Masuoka Telefilme de 1985
Toku Nishio A Flauta Mágica Eroimu Essaimu
Shingo Yanagisawa Filme de 2007
A Canção Amaldiçoada de Mil Anos
Kenichi Ogata Ibun Yōkai Kitan
Naoki Tatsuta Yo-kai Watch: Wibble Wobble

Origem

Ittan-Momen apareceu pela primeira vez na história da Shōnen Magazine "A Grande Guerra Yōkai", e sua primeira aparição em anime foi na adaptação da história da primeira série[1]. Tanto na versão mangá quanto na versão anime de "A Grande Guerra Yōkai", ele morre durante a batalha com os yōkai ocidentais quando luta contra a Bruxa. Ele tenta sufocá-la em uma batalha no ar, mas ela perfura seu coração com uma agulha envenenada. Mais tarde ele reaparece na história "A Grande Guerra Tanuki" sem qualquer explicação sobre como ele foi ressuscitado. A partir de então, ele se tornou um personagem recorrente.

Lenda

Ittanmomen shigeru mizuki

Ittan-Momen de Shigeru Mizuki.

Ittan-Momen é a forma tsukumogami de um rolo de algodão possuído, que voa durante a noite, muitas vezes atacando as pessoas e tentando sufocá-las envolvendo-se em torno de seus rostos ou bocas.

Ittan-momen é uma longa e estreita folha de tecido normalmente usada para fazer roupas, mas reanimada com o espírito de um tsukumogami. Eles são nativos de Kagoshima e podem ser vistos voando pelo céu à noite, ocasionalmente atacando pessoas.

Ittan-momen atacam envolvendo seus corpos em volta do rosto e do pescoço de uma pessoa, estrangulando-os ou sufocando-os até a morte. Tanto quanto tsukumogami, eles são bastante maliciosos e muitas vezes perigosos ou mortais, em vez de simplesmente travessos.

Características

Aparência

Ittan-Momen se assemelha a uma faixa de pano branco com braços e um par de olhos redondos. Seu corpo fica mais fino em direção à cauda e ele não tem boca. Seu corpo é de aproximadamente 10 metros de comprimento. Ele também pode esticar seu corpo até certo ponto para ficar mais longo.

Personalidade

Ao contrário do personagem da lenda, Ittan-Momen é um yōkai do bem que freqüentemente ajuda Kitarō em seus casos e batalhas. Embora ele seja usado normalmente para o transporte, ele também é um lutador competente. Nezumi-Otoko chegou a se referir a ele como um "falcão de guerra", sempre preferindo lutar primeiro e conversar depois. Por ele ser feito de algodão, ele é fraco com fogo e tesouras. No mangá ele pode sangrar, embora isso não ocorra na maioria das adaptações em anime. No quinto anime é mostrado que ele tem medo de vampiros e é até mesmo vítima de Nobiagari. Ele aparentemente também tem um coração, pois foi morto na A Grande Guerra Yōkai quando a Bruxa perfurou seu coração com uma agulha envenenada. Sempre que seu corpo se rasga, ele só precisa ser costurado para se recuperar. Ele é sempre cuidadoso para se manter limpo.

Como o Ittan-Momen folclórico é de Kagoshima, na maioria das adaptações ele fala com um dialeto da região. Isso começou no terceiro anime, onde ele foi dublado por Jōji Yanami, que cresceu em Fukuoka (próximo a Kagoshima) e incorporou o sotaque em sua performance (no entanto, no terceiro anime ele fala mais com um dialeto de Hakata). Desde então, muitos outros dubladores também usaram o dialeto para ele.

Ele não parece ter uma boca, mas muitas vezes é visto comendo com Kitarō e os outros. Na 3ª abertura do anime, ele é representado tocando um trompete.

Canções de personagem

Canção Artista Uso
Ittan-Momen ga Sora wo Iku Jōji Yanami Anime de 1985
Oidon Tengaramon Jōji Yanami Anime de 2007

Trivialidades

  • Sua comida favorita é chocolate.

Referências

  1. Anime de 1968, Episódio 10

Navegação

v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos
v  d  e
Yōkai da Shōnen Magazine
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Anagura-NyūdōDai-KaijūDai-TenguFada HanakoGama-SenninKaruraKarasu-Tengu do Monte KuramaNingyoYōkaEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Yōkai da Shōnen Sunday
Kitarō e aliados
Antagonistas
Ora antagonistas, ora aliados
AkanameKasa-Bake
v  d  e
Yōkai de Shinigami Tai-Senki
Kitarō e aliados
Antagonistas
Exército de Satã
v  d  e
Yōkai de Tour Fantasma Mundial de Kitarō
Kitarō e aliados
Antagonistas
v  d  e
Yōkai de Shinpen GeGeGe no Kitarō
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
AdobaranaEnma-DaiōKinokoPrincesa SereiaUmibōzuYamagamiYamako
v  d  e
Yōkai do Arco do Inferno
Kitarō e aliados
Antagonistas
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros