FANDOM

1º e 2º anime

Ittan-Momen só apareceu sete vezes no primeiro anime e só falou em dois episódios[1]. Ele apareceu com muito mais freqüência no segundo anime, geralmente como transporte. Ele só falou no episódio 14.

3º anime

Nesta adaptação Ittan-Momen fala com muito mais frequência com um dialeto de Hakata e tem muitas cenas cômicas com Nezumi-Otoko.

Ele frequentemente transporta Kitarō para onde ele precisa ir, mas também transporta outros yōkai a pedido de Kitarō ou Medama-Oyaji. Ele têm uma personalidade pouco tímida, como quando ele estava preocupado em levar choques ao transportar Kaminari para a batalha com Kushizashi-Nyūdō. Esta série também implica que Ittan-Momens fêmeas existem, como quando Nezumi-Otoko lhe promete uma namorada caso Ittan-Momen lhe sirva como um helicóptero para o Rali Yōkai, o que o levou a imaginar uma.

No mundo dos sonhos de Makura-Gaeshi, ele é perseguido por uma tesoura gigante.

4º anime

Seu design é ligeiramente diferente, seu corpo é mais magro e ele têm uma aparência "enrugada". Ele fala com um dialeto de Kyushu e frequentemente pune Nezumi-Otoko se enrolando em torno dele. Ele também é freqüentemente cortado ou rasgado em batalha.

Tal como acontece com as adaptações anteriores, ele ainda transporta Kitarō, mas agora ele também é mostrado transportando Sunakake-Babaa, Konaki-Jijii e outros também. Ele também pode transportar outros yōkai de uma só vez, mas quando há muitos ou a distância é muito longe, ele fica sem folego. Ocasionalmente, os personagens confundem o rabo com um lenço e o usam para enxugar o suor. Outro momento cômico veio durante a batalha com o vampiro Pii. Quando Monroe aproximou-se de Kitarō e Ittan-Momen começa a ficar excitado, então Medama-Oyaji o avisou que ele estava agindo como Nezumi-Otoko. Ele também é atraído por quimonos particularmente bonitos.

Nesta série, Ittan-Momen tem uma forte antipatia por moscas.

5º anime

Desta vez, ele é meticuloso em se manter limpo e prefere lavar-se e secar-se à mão. Isso porque ele odeia o movimento das lavadoras e o ar quente dos secadores. Ele perde a força quando fica molhado e precisa se secar para voltar ao normal. Como resultado, ele odeia o clima chuvoso e usa guarda-chuvas e capas de chuva em tais situações. Ele adora visitar as antigas capitais e uma vez fez um tour de ônibus escondendo-se na bagagem de Neko-Musume. Infelizmente, ela ficou brava com ele quando descobriu particularmente que ele estava escondido entre suas roupas íntimas, então ele voltou para casa. Ittan-Momen afirma não gostar de crianças[2], muitas vezes repreendendo-as quando elas chegam perto dele e de seus colegas yōkai. No entanto, no episódio 4 ele forma um vínculo com uma jovem que o seca quando ele fica molhado. Ele gosta de ler e no episódio 98 ele ajuda a derrotar Fuguruma-Yobi, contatando-a sobre seu amor mútuo pelos livros. No episódio 74, a Polícia Tengu o prende após confundi-lo com Tsujigami. Ele é contido por ter os braços amarrados, já que ele poderia simplesmente escapar das algemas.

Ele é o quinto dos 47 Guerreiros Yōkai escolhidos. Ele é o representante de Kagoshima e sua marca está localizada perto do final de sua cauda.

6º anime

Nesta adaptação Ittan-Momen ainda atua como o principal dispositivo de transporte de toda a Família Kitarō. Esta encarnação do personagem é conhecida por seu gosto por mulheres e meninas bonitas e ele é visto elogiando abertamente a aparência de Mana Inuyama até que Sunakake-Babaa ordene que ele pare. Além disso, a avó de Yūta, enquanto ensinava seu sobrinho sobre os yōkai e seu folclore, descreveu Ittan-Momen como um amante de garotas bonitas, e quando Yūta pergunta para ele se a informação procede, Ittan-Momen alegremente confirma.

Ele também tem a peculiaridade de se expressar em trocadilhos grotescos e relacionados a pano, referindo-se a sua natureza como pano de algodão vivo.