FANDOM

Kamaitachi (かまいたち, Doninha da Foice) é um antagonista recorrente da franquia GeGeGe no Kitarō. Ele aparece pela primeira vez na história da Shōnen Magazine Castelo Yōkai.

Apesar de seu nome, o Kamaitachi da franquia não se parece com a doninha yōkai com a lenda diz. No entanto, há também um Kamaitachi mais fiel, chamado Kusa-Kamaitachi (草かまいたち, Doninha da Foice da Grama), que aparece em Saishinban GeGeGe no Kitarō.

Visão geral

Interpretes

Aparência física

O design de Kamaitachi de Shigeru Mizuki difere das descrições comuns da doninha yōkai na lenda. Ele é um humanóide baixo com um corte de cabelo curto e uma boca alongada, semelhante ao focinho de um tamanduá. Ele geralmente usa um manto que cobre todo o seu corpo, mas no quinto anime ele veste um quimono com um haori.

No terceiro anime, a pele de Kamaitachi é verde, com um manto marrom e cabelos ruivos. No quarto anime, sua pele é amarela, seu manto é azul claro e seus cabelos são vermelhos. No quinto anime, sua pele rosada, seus cabelos são loiros e partidos ao meio e sua cabeça tem um formato mais arredondado. No sexto anime, ele tem a pele roxa clara, com orelhas pontudas, cabelo laranja curto e várias marcas de arranhões em seu rosto. Depois de ser ressuscitado por Nanashi, um pentagrama escuro invertido aparece em sua testa.[1]

Personalidade

Habilidades e poderes

  • Redemoinho: Kamaitachi tem a capacidade de voar formando um redemoinho em alta velocidade, podendo ser capazes de cortar objetos e até seus adversários.
  • Foices: Ele tem a capacidade de transformar seus braços em foices, tornando-o mais próximo do Kamaitachi da lenda. Essa habilidade começou a ser utilizada a partir do quarto anime.

Retratos

Mangá/1ª Série

Kamaitachi trabalha com Tantanbō e Futakuchi-Onna no Castelo Yōkai, sequestrando crianças para transforma-las em yōkai. Ele foi derrotado junto com Tantanbō quando Kitarō forçou Nezumi-Otoko a colocar uma corda em torno do castelo, transformando todos dentro em pedra.[2] Ele aparece no terceiro episódio do primeiro anime, "Castelo Yōkai".[3]

Em "Yōkai Mannen-Dake" ele reaparece como um aliado. Ele corta vários bambus yōkai com seus braços-foices, mas ao confrontar o verdadeiro corpo de Mannen-Dake suas foices quebram. Depois ele participa da batalha final contra Mannen-Dake.[4]

3ª Série

Ele aparece em "O Misterioso Castelo Yōkai se Apresenta". O enredo do episódio segue a mesma linha do mangá, mas Kamaitachi consegue escapar com segurança após ser derrotado por Ittan-Momen.[5] Além de reaparecer em "Yōkai Mannen-Dake", ele também participa da batalha contra Qi no terceiro filme, mas é transformado em um pano yōkai.

4ª Série

Ele aparece nos episódios "Céu Ameaçador! Castelo Yōkai: Parte 1" e "Céu Ameaçador! Castelo Yōkai: Parte 2". Esta adaptação introduz sua capacidade de braço-foice nos animes.[6][7]

5ª Série

No quinto anime, ele aparece pela primeira vez em "O Último Dia de Nurarihyon", como um assassino de aluguel contratado por Nurarihyon. Ele é fã de mangás shōjo, e Nezumi-Otoko o suborna, oferecendo-lhe um mangá shōjo chamado Otome-zaka Korori. Ao descobrir que o mangá de Nezumi-Otoko não existe, Kamaitachi tenta matá-lo, mas é detido e derrotado por Kitarō. Irritado com Kitarō por ferir o seu orgulho, ele decide se juntar à facção de Nurarihyon para eventualmente se vingar.[8]

Nessa versão, os seus braços-foices são mais usados e ele é descrito como sendo poderoso o suficiente para lutar regularmente com Kitarō. Ele consegue derrubar seis policiais tengu de uma vez.

6ª Série

Ele aparece em "O Castelo Yōkai de Tantanbō". Ele é despertado por Nanashi junto com Tantanbō e Futakuchi-Onna. Depois que o trio vê que os humanos poluíram e feriram o mundo à sua maneira, eles passam a crer que os humanos eram nocivos para o mundo. Eles sequestram 13 crianças, uma das quais era Mana, para ressuscitar o Castelo Yōkai e criar um mundo povoado apenas por yōkai. Ele é derrotado quando Konaki-Jijii em sua forma de petrificada o acerta após ser catapultado.[9]

Alguns meses depois, Kamaitachi e os outros são ressucitados por Nanashi e formam uma Escola Fantasma onde as crianças podem se tornar fantasmas. Durante uma noite, ele leciona para uma turma do ensino médio matemática através de frascos cheios de sangue e fígado, pedindo a Sōma para responder a um problema, encorajando-o. Na noite seguinte, Kamaitachi e os outros reúnem os alunos do lado de fora, planejando usá-los como forragem yōkai.[1]

Lenda

Trivialidades

Referências

  1. 1,0 1,1 "Ressurreição Yōkai!? A Escola Fantasma" (ep. 19). Anime de 2018. «2018».
  2. "Castelo Yōkai". GeGeGe no Kitarō. «1966» Shōnen Magazine. Kodansha.
  3. "Castelo Yōkai" (ep. 3). Anime de 1968. «1968».
  4. "Yōkai Mannen-Dake". Shinpen GeGeGe no Kitarō. «1986» Shōnen Magazine. Kodansha.
  5. "O Misterioso Castelo Yōkai se Apresenta" (ep. 1). Anime de 1985. «1985».
  6. "Céu Ameaçador! Castelo Yōkai: Parte 1" (ep. 66). Anime de 1996. «1997».
  8. "O Último Dia de Nurarihyon" (ep. 39). Anime de 2007. «2008».
  9. "O Castelo Yōkai de Tantanbō" (ep. 3). Anime de 2018. «2018».

Navegação

v  d  e
Yōkai da Shōnen Magazine
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Anagura-NyūdōDai-KaijūDai-TenguFada HanakoGama-SenninKaruraKarasu-Tengu do Monte KuramaNingyoYōkaEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros