FANDOM

Kawauso (かわうそ Lontra do rio) é um yōkai. Ele apareceu pela primeira vez na história da Shonen Magazine "Yōkai do Pântano Obebe". Ele também é conhecido pelo nome Obebe (オベベ) devido ao fato de assombrar o pântano que leva este nome.

Visão geral

Interpretes

<tr><td style="background:#100616; text-align: center;">{{{Artista}}}</td><td style="background:#100616; text-align: center;">{{{Mídia}}}</td></tr>

Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista </table>

Aparência física

Kawauso é uma lontra antropomórfica de pelagem marrom cobrindo todo o corpo, três pares de bigodes nas laterais do rosto e uma cauda. Ele usualmente veste uma camiseta, shorts e um chapéu surrado e remendado.

No quinto anime, o pelo de Kawauso é mais curto, tornando-se um marrom mais claro, quatro pares de bigodes ao lado de sua boca e uma cauda mais longa. Ao invés de uma simples camiseta e bermuda, ele usa um quimono amarelo pálido claro, com um diamante azul claro com um padrão de diamante interior, se assemelhando a ilustração histórica que lhe representa. Ele não tem nenhum sapato, em vez disso, anda descalço e seu chapéu é verde pálido e mais cônico, tendo vários cortes pelas bordas.

Personalidade

Habiliadades e poderes

  • Metamorfose: Kawauso pode mudar sua aparência de lontra para um humano, embora essa habilidade raramente seja usada fora de sua história de introdução. Quando ele sente um odor de peixe do rio, sua comida favorita, ele tende a ficar tão distraído que acidentalmente volta à sua forma normal.
  • Habilidades aquáticas: Como lontra, ele também é um excelente nadador e, muitas vezes, é chamado para missões subaquáticas. Ele também pode atirar água da boca como um canhão de água.

Retratos

No quarto anime, ele aparece no episódio "Yōkai do Pântano Obebe!". Sua história é alterada significativamente. Depois que Nezumi-Otoko começa a vender relógios falsos, ele encontra Kawauso fingindo ser uma criança faminta. Nezumi-Otoko tem pena dele, o convida para jantar e então Kawauso o rouba. Nurarihyon descobre as habilidades de trapaça de Kawauso e o contrata para o ajudar a vender uma bebida chamada Kitaron Z. No entanto, Kawauso foge com o dinheiro e enquanto foge de Shu-no-Bon e alguns Kappa, ele escorrega e cai em um rio. Ele acorda com um velho que o confundiu com seu neto Kotarō. Kawauso acaba se aproximando do velho e decide passar o resto de sua vida com ele, e devolve o dinheiro de Nurarihyon.

Mais tarde, ele ajuda durante a batalha com Qi, mas é derrotado e transformado em um pano yōkai.[1]

No quinto anime, Kawauso é um personagem regular e um residente da Yōkai Yokochō, alugando um quarto na pensão de Sunakake-Babaa. Ele fala gaguejando e tem uma atitude despreocupada. Ele muitas vezes ajuda Kitarō nas missões, particularmente missões subaquáticas ou batalhas contra yōkai flamejantes. Ele costuma aparecer ao lado de Amabie, e os dois costumam ser usados ​​para alívio cômico. Às vezes, ele concorda com os planos de Nezumi-Otoko e é uma espécie de criador de problemas. No entanto, enquanto Nezumi-Otoko ajudou os yōkai chineses a prender os yōkai japoneses e transformá-los em tecidos yōkai, Kawauso fugiu com Amabie para avisar Kitarō.[2]

Ele é o primeiro dos 47 Guerreiros Yōkai. Ele é o representante de Ishikawa e sua marca está localizada no braço direito.[3]

Kawauso é mostrado na abertura do sexto anime sendo perseguido por Sunekosuri e durante a cena do cabo-de-guerra. Ele está estilizado com sua camiseta e shorts originais. Sua primeira aparição foi no episódio "A Mentira de Kawauso".[4]

Mais tarde, ele ajuda Kitarō, Oyaji, Neko-Musume, Mana e Nezumi-Otoko, sendo o barqueiro do Barco Concha que eles usavam para procurar a fonte da Yōka, passando por várias ilhas até chegar a uma ilha abaixo do equador.[5]

Lenda

Trivialidades

  • Na edição anglófona da Drawn & Quarterly, Kawauso é caracterizado como um tanuki, possivelmente para evitar confusão sobre suas habilidades de transformação, pois a história "Yō-Kaijū" foi incluída no mesmo livro.

Referências

  1. "A Invasão dos Yōkai Chineses: Parte 2" (ep. 80). 4ª Série. «1997».
  2. "Destruição dos Yōkai Japoneses!? O Tecido Yōkai!!" (ep. 63). 5ª Série. «2008».
  3. "Mistério dos 47 Guerreiros Yōkai" (ep. 73). 5ª Série. «2008».
  4. "A Mentira de Kawauso" (ep. 18). 6ª Série. «2018».
  5. "Memórias de Yōka" (ep. 20). 6ª Série. «2018».

Navegação

v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros