FANDOM

Kitarō (鬼太郎), também conhecido como GeGeGe no Kitarō (ゲゲゲの鬼太郎, Kitarō de GeGeGe), é o personagem principal da franquia que leva o seu nome. Ele é um menino yōkai que nasceu em um cemitério após a morte da sua mãe. Além de seu pai, Medama-Oyaji, ele é o último descendente vivo da Tribo Fantasma (族霊族, Yūrei Zoku). Ele dedica a sua vida lutando pela paz e coexistência entre humanos e yōkai.

Seu nome vem de um kamishibai, intitulado como Hakaba Kitarō (墓場奇太郎, Kitarō Cemitério), apresentando um personagem com uma história de fundo similar. Shigeru Mizuki, autor de GeGeGe no Kitarō, dá crédito ao autor Masami Itō por inspirar o personagem de Kitarō. A personalidade e valores de Kitarō foram se modificando e evoluindo ao longo dos anos, inicialmente apresentado como uma criança assustadora e desagradável e mudando para um herói com um forte senso de justiça.

Interpretes

Animes

Live-actions

Video-games

  • Rica Matsumoto (Ibun Yōkai Kitan, Kiki Ippatsu! Yōkai Rettō, Gyakushū! Yōma Dai Kessen)
  • Rina Satō (Black Kitarō no Yabō)

Dublagens

Concepção

KitaroKamishibai

Ilustração original do kamishibai Hakaba no Kitarō, com um protótipo do que viria a ser Kitarō.

O kamishibai original que inspirou a criação de Kitarō foi escrito por volta de 1933 ou 1935 por Masami Itō. Como a arte original foi perdida desde a guerra, não há lembranças claras da história, o que se sabe é que mostrava o conto de uma criança horripilante (semelhante à uma cobra) nascida de um cemitério após a morte de seus pais e buscando vingança contra seus inimigos. Ele também é provavelmente inspirado por histórias de fantasmas, como as de Kosodate-Yūrei.

Shigeru Mizuki começou a usar o personagem que se tornaria Kitarō em 1954 em várias histórias de kamishibai, incluindo Homem Serpente, Karatê Kitarō, Gallois e A Mão Fantasma. Enquanto Itō escrevia o nome "Kitarō' como 奇太郎 (Odaro), Mizuki escrevia o nome como 鬼太郎 (Kitarō).

No entanto, a história de fundo de Kitarō nesses contos era bem diferente. Em Homem Serpente, Kitarō é um humano nascido do ventre de cobras que busca vingança contra aqueles que o maltrataram quando criança. Em Karatê Kitarō, ele treina com um mestre de karatê chamado Gichin (baseado no mestre de karatê da vida real, Gichin Funakoshi) e eventualmente o enfrenta em uma batalha e o derrota.

Em 1960, Mizuki apresentou Kitarō na história do mangá de aluguel A Família Fantasma. É aqui que a história oficial de Kitarō é estabelecida, apresentando-o como uma criança yōkai nascida de um cemitério depois da morte de sua mãe.

Biografia

Kitaro nascendo

Kitarō em seu nascimento.

Kitarōchorando

Kitarō chorando ao bater com seu olho em uma lápide.

A mãe de Kitarō, Iwako morreu enquanto ainda estava grávida dele, ela e seu pai, Medama-Oyaji, foram enterrados pelo banqueiro de sangue Mizuki. Mas três dias depois, Kitarō sai do seu ventre e do túmulo pelo seu próprio poder. A história do seu nascimento é geralmente abordada de maneira vaga nos animes (exceto em Hakaba Kitarō)[1].

Após seu nascimento, ele é levado por Mizuki, mas Kitarō o trata com frieza e foge aos 6 anos, deixando uma jornada sem objetivo com seu pai reencarnado, eventualmente se estabelecendo com uma vida pacífica na Floresta GeGeGe. Quando criança, ele frequentou a Escola Primária Yōkai com Neko-Musume. De acordo com Nezumi-Otoko, Kitarō frequentou a Sala de Estudo Yōkai com ele. Nos filmes de ação ao vivo, dizem que ele participou de um semestre na Escola Secundária Sob o Túmulo.

Kitarō é o último descendente da Tribo Fantasma, uma tribo de yōkai. Embora no mangá GeGeGe no Kitarō: Jigoku-hen (e na adaptação em anime) ele afirme ser o filho de um pai yōkai e uma mãe humana, esta linhagem nunca foi usada em outra adaptação.

GeGeGe no Kitaro Os anos adultos

Aparência de Kitarō em Zoku no GeGeGe no Kitarō

A série de mangás Zoku GeGeGe no Kitarō retrata a adolescência de Kitarō. Nesta série, o seu responsável Mansuke afirma a ele que "essa é uma era onde yōkai e humanos podem coexistir". A conselho de Mansuke, Kitarō integra-se à sociedade humana e trabalha em vários empregos de meio período para obter renda. No começo, ele fica com um péssimo pintor, que o acha irritante e o expulsa. Ele então se junta com Nezumi-Otoko pela primeira vez em 7 anos e vive com ele em uma casa assombrada. Escondendo sua linhagem da Tribo Fantasma, ele se apresenta como um humano chamado Getakichi Tanaka (田中 ゲタ吉, Tanaka Getakichi) e frequenta a Escola Secundária Sob o Túmulo. Ele também obtém uma namorada humana chamada Yuriko. Esta série também apresentou Kitarō participando de elementos mais fracos da sociedade humana, como sexo e ganância. No entanto, Shigeru Mizuki sentiu mais tarde que "levar sexo para Kitarō foi um erro", e assim em Shin GeGeGe no Kitarō, Kitarō abandonou sua vida humana e se mudou para as montanhas. Em Ōbora Kitarō, a adolescência de Kitarō foi recontada e ele foi retratado como um menino novamente.

Aparência física

Por ser um yōkai, Kitarō viveu por décadas como uma criança, muitas vezes confundido como tal por humanos que desconhecem sua origem. Ele tem longos cabelos que cobrem seu olho esquerdo, usando um penteado característico, e usa um chanchanko listrado de preto e amarelo sobre um uniforme escolar azul-marinho da era Showa que não pode ser rasgado mesmo após 100 anos.[2] Sua camisa foi feita da barba de um bruxo e, segundo Medama-Oyaji, ele ganhou seus shorts de Momotarō.[3] Ele também usa sandálias de madeira de estilo japonês, chamadas de geta. Seu visual é inspirado no sobrinho de Mizuki quando tinha entre 3 e 5 anos.

Nos mangás, seu cabelo é cinza claro, mas desde o segundo anime seu cabelo também é mostrado de cor castanha.

Rosto de kitaro

A posição do olho em falta de Kitarō variava nas primeiras histórias.

Ele está sem o olho esquerdo. A origem por trás disso varia dependendo da história. Em Hakaba Kitarō, supõe-se que ele perdeu seu olho enquanto saía do túmulo ou que havia sido esmagado. No anime Hakaba Kitarō é explicado que depois que ele emergiu do cemitério, Mizuki aterrorizado jogou-o para longe e correu, e o recem-nascido Kitarō bateu o olho contra a borda de uma sepultura. Apesar do olho em falta ser o esquerdo, em alguns momentos Kitarō é visto sem seu olho direito. Também era comum que Medama-Oyaji descansasse na órbita vazia e saísse da franja de Kitarō, geralmente, surpreendendo as pessoas que o viam.

Nos animes, sua fisionomia tende a não sofrer grandes alterações. Seu design nos dois primeiros animes é o mesmo, porém no segundo o seu cabelo cobre menos o seu olho em falta, além disso o seu uniforme está em um tom mais próximo do púrpura. No terceiro anime o seu rosto é mais rechonchudo e seu chanchanko está em uma sequência amarelo-preto (ao contrário do preto-amarelo habitual). No quarto anime sua cabeça é mais arredondada. No quinto anime as suas íris pretas são visíveis. No sexto anime ele é maior do que as suas encarnações anteriores e sua pele é mais esbranquiçada.

Nos filmes em live-action estrelados por Eiji Wentz, Kitarō tem 1,70 de altura, usa um uniforme preto e tem cabelos prateados.

Personalidade

Kitarō geralmente é maduro e simpático, mas ele também tem um forte senso de justiça e pode ser muito apaixonado. Por causa disso, ele tem um lado bem-humorado e não se deixa ignorar as dificuldades dos humanos ou dos outros yōkai. Ele até perdoa Shūichi Yamada por transformá-lo no Dai-Kaijū.[4] Ele proclama ser influenciado pelo "amor e justiça" (dito em resposta a Nezumi-Otoko, que lhe pediu para parar de dizer frases que ele provavelmente ouviu em um filme).[5] Ele não gosta de quem comete ou ajuda em más ações e até mesmo pune humanos em certas ocasiões, mostrando o seu lado mais assustador.[6] No entanto, no mangá de aluguel, sua compaixão é muito fraca, levando uma vida assustadora e enganando os humanos. Ele também tem um fraco por garotas humanas e yōkai atraentes, e às vezes é enganado por elas. Esse aspecto de sua personalidade é mais ressaltado no terceiro e quinto anime, bem como nos filmes em live-action.

Kitaro vive habitualmente junto com Medama-Oyaji em uma casa na árvore comumente referida como Casa GeGeGe, embora a história "Shinigami" mostre ele vivendo no Apartamento Yōkai de Sunakake-Babaa. Não fica claro se Kitarō tem dinheiro ou não. Ele vive essencialmente uma vida pobre e geralmente não recebe uma recompensa sempre que resolve incidentes, no máximo, apenas comida e roupa de cama grátis sempre que fica com alguém.

Relações

Citações

Image songs

Trivialidades

  • Ele é considerado um personagem original criado por Shigeru Mizuki. Embora o protótipo de Kitarō tenha aparecido originalmente nas histórias de Masami Itō, o próprio nunca reivindicou a autoria do personagem no ápice da fama do mangá de Mizuki.

Referências

  1. "O Nascimento de Kitarō" (ep. 1). Hakaba Kitarō. «2008».
  2. "Tropa de Assalto Espacial". Shin GeGeGe no Kitarō. «1978» Shukan Jitsuwa. Nihon Journal Publishing.
  3. MIZUKI, Shigeru. Enciclopédia de Kitarō de Shigeru Mizuki. [S. l.]: Shogakukan, 2004. ISBN 4-092-20322-5.
  4. "Dai-Kaijū". GeGeGe no Kitarō. «1966» Shōnen Magazine. Kodansha.
  5. Umibōzu-sensei. [S. l.]: Kodansha, 1978.
  6. "Trem Fantasma" (ep. 7). GeGeGe no Kitarō (2018). «2018».

Navegação

v  d  e
Tribo Fantasma
v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos
v  d  e
Yōkai da Shōnen Magazine
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Anagura-NyūdōDai-KaijūDai-TenguFada HanakoGama-SenninKaruraKarasu-Tengu do Monte KuramaNingyoYōkaEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Yōkai de Guerra Vietnamita de Kitarō
v  d  e
Yōkai da Shōnen Sunday
Kitarō e aliados
Antagonistas
Ora antagonistas, ora aliados
AkanameKasa-Bake
v  d  e
Yōkai de Shinigami Tai-Senki
Kitarō e aliados
Antagonistas
Exército de Satã
v  d  e
Yōkai de Tour Fantasma Mundial de Kitarō
Kitarō e aliados
Antagonistas
v  d  e
Yōkai de Yuki-hime-chan
v  d  e
Yōkai de Shinpen GeGeGe no Kitarō
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
AdobaranaEnma-DaiōKinokoPrincesa SereiaUmibōzuYamagamiYamako
v  d  e
Yōkai do Arco do Inferno
Kitarō e aliados
Antagonistas
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Hakaba Kitarō
Personagens
Capítulos
Episódios
0102030405060708091011