FANDOM

Kitarō (鬼太郎), também conhecido como GeGeGe no Kitarō (ゲゲゲの鬼太郎, Kitarō Horripilante), é um menino yōkai nascido em um cemitério após a morte de seus pais. Além de seu pai, Medama-Oyaji, ele é o último membro sobrevivente da Tribo Fantasma (族霊族 yūrei zoku). Ele luta pela paz entre os humanos e yōkai.

Seu nome vem de um kamishibai, intitulado como Hakaba Kitarō (墓場奇太郎, Kitarō do Cemitério), apresentando um personagem com uma história de fundo similar. Shigeru Mizuki, autor de GeGeGe no Kitarō, dá crédito ao autor Masami Itou por inspirar o personagem de Kitarō.

Seu ano de nascimento é 1954, mas o dia é desconhecido (ele afirma que é 30 de fevereiro no primeiro anime). Seu pai é Medama-Oyaji e sua mãe é Iwako.

Visão geral

Interpretes

Artista
Mídia
Masako Nozawa 1ª Série
2ª Série
Mangá animado
Kitarō ga Mita Gyokusai
Hakaba Kitarō
Yo-Kai Watch
Keiko Toda 3ª Série
Yōko Matsuoka 4ª Série
Minami Takayama 5ª Série
Miyuki Sawashiro 6ª Série
Benjamín Rivera Dublagem mexicana
Mika Kanai Artes Yōkai de Shigeru Mizuki
Makoto Mutsura Telefilme de 1985
Motoyoshi Wada A Flauta Mágica Eroimu Essaimu
Eiji Wentz Live-action de 2007
Sennen Noroi Uta
Rica Matsumoto Ibun Yōkai Kitan
Rina Satō Black Kitarō no Yabō

Aparência física

Kitarō tem longos cabelos castanhos que cobrem seu olho esquerdo, e ele usa um chanchanko listrado de preto e amarelo sobre um uniforme escolar azul-marinho da era Showa. Ele também usa sandálias de madeira de estilo japonês, chamadas de geta. Seu uniforme escolar foi feito da barba de um bruxo e durou mais de 100 anos. Ele é inspirado no sobrinho de Mizuki quando tinha entre 3 e 5 anos.

No mangá original, seu cabelo é cinza claro, mas a partir do segundo anime é marrom.

Rosto de kitaro

O olho em falta de Kitarō variava nas primeiras histórias.

Ele está sem o olho esquerdo. A origem por trás disso varia dependendo da história. No mangá de Hakaba Kitarō, supõe-se que ele perdeu seu olho enquanto saía do túmulo, mas no anime Hakaba Kitarō é explicado que depois que ele emergiu do cemitério, Mizuki aterrorizado jogou-o para longe e correu, e o bebê Kitarō bateu o olho contra a borda de uma pedra. No mangá de aluguel, Kitarō às vezes é visto sem seu olho direito. Também era comum que Medama-Oyaji descansasse na órbita vazia e saísse da franja de Kitarō, geralmente, surpreendendo as pessoas que o viam.

Nos filmes em live-action estrelados por Eiji Wentz, Kitarō tem 170 centímetros e usa um uniforme preto e tem cabelos prateados.

Personalidade

Sem beijo

Yumeko tentando dar um beijo em Kitarō.

Kitaro prestativo

Kitarō concordando em ajudar os kappa.

GGGNKA6EP7 27

Kitarō observando o chefe da companhia sendo levado pelas almas ao inferno.

Kitarō geralmente é simpático, mas ele também tem um forte senso de justiça e pode ser muito apaixonado. Por causa disso, ele tem um lado bem-humorado que não pode ignorar as dificuldades dos humanos ou dos outros yōkai. Ele até perdoa Shūichi Yamada por transformá-lo no Dai-Kaijū. Na história Umibōzu-sensei, ele proclama ser influenciado por "amor e justiça" (isso foi dito em resposta a Nezumi-Otoko, que lhe pediu para parar de dizer frases que ele provavelmente ouviu em um filme). Ele não gosta de quem comete ou ajuda em más ações e até mesmo pune humanos em certas ocasiões. No entanto, no mangá de aluguel, sua compaixão é muito fraca, sendo retratado como levando uma vida assustadora e enganando os humanos. Ele também tem um fraco por garotas humanas e yōkai atraentes, e às vezes é enganado por elas. Esse aspecto de sua personalidade também foi retratado no terceiro e quinto anime, bem como nos filmes em live-action.

Kitaro comendo lixo

Kitarō comendo o que encontra em uma lixeira, de acordo com relatos de Nezumi-Otoko.

Kitaro vive habitualmente junto com Medama-Oyaji em uma casa na árvore comumente referido como a Casa GeGeGe, embora a história "Shinigami" mostre ele vivendo no Apartamento Yōkai de Sunakake-Babaa. Não fica claro se Kitarō têm dinheiro ou não. Ele vive essencialmente uma vida pobre, e no mangá original ele é visto vasculhando latas de lixo.

Nos mangás e animes, ele geralmente não recebe uma recompensa sempre que resolve incidentes, no máximo, apenas comida e roupa de cama grátis sempre que fica com alguém.

Origem

Hakaba no Kitarō

KitaroKamishibai

Ilustração original do kamishibai Hakaba no Kitarō, com um protótipo do que seria o personagem Kitarō.

O kamishibai original que inspirou a criação de Kitarō foi escrito por volta de 1933 ou 1935 por Masami Itō. Como a arte original foi perdida desde a guerra, não há lembranças claras da história, o que se sabe é que mostrava o conto de uma criança horripilante (semelhante à uma cobra) nascida de um cemitério após a morte de seus pais e buscando vingança contra seus inimigos.

Ele também é provavelmente inspirado por histórias de fantasmas, como as de Kosodate-Yūrei.

Kamishibai de Mizuki

Shigeru Mizuki começou a usar o personagem que se tornaria Kitarō em 1954 em várias histórias de kamishibai, incluindo Homem Serpente, Karate Kitarō, Gallois e a Mão Fantasma. Enquanto Itō escrevia o nome "Kitarō' como 奇太郎 (Odaro), Mizuki escreveu o nome como 鬼太郎 (Kitarō).

No entanto, a história de fundo de Kitarō nessas histórias é bem diferente das atuais. Em Homem Serpente, Kitarō é um humano nascido do ventre de cobras que busca vingança contra aqueles que o maltrataram quando criança. No Karate Kitarō, ele treina com um mestre de karatê chamado Gichin (baseado no mestre de karatê da vida real, Gichin Funakoshi) e eventualmente o enfrenta em uma batalha e o derrota.

Mangá de aluguel

LupaIcon.png Ver artigo principal: O Nascimento de Kitarō

Em 1960, Mizuki apresentou Kitarō na história do mangá de aluguel "A Família Fantasma". É aqui que a história oficial de Kitarō é estabelecida. Em "A Família Fantasma", Kitarō é uma criança yōkai nascida de um cemitério depois que sua mãe morre.

Biografia

Kitaro nascendo

Kitarō em seu nascimento.

Kitarōchorando

Kitarō chorando ao bater com seu olho em uma lápide.

A mãe de Kitarō, Iwako morreu enquanto ainda estava grávida dele, ela e seu pai, Medama-Oyaji, foram enterrados pelo banqueiro de sangue Mizuki. Mas três dias depois, Kitarō sai do seu ventre e do túmulo pelo seu próprio poder. Sua história de nascimento geralmente não é retratada na série de anime, com as exceções do terceiro[1], quarto[2], sexto[3][4] e em Hakaba Kitarō[5].

Após seu nascimento, ele é levado por Mizuki, mas Kitarō o trata com frieza e foge aos 6 anos, deixando uma jornada sem objetivo com seu pai reencarnado, eventualmente se estabelecendo com uma vida pacífica na Floresta GeGeGe. Quando criança, ele frequentou a Escola Primária Yōkai com Neko-Musume. De acordo com Nezumi-Otoko, Kitarō frequentou a Sala de Estudo Yōkai com ele. Nos filmes de ação ao vivo, dizem que ele participou de um semestre na Escola Secundária Sob o Túmulo.

Kitarō é o último descendente da Tribo Fantasma, uma tribo de yōkai. Embora no mangá GeGeGe no Kitarō: Jigoku-hen (e na adaptação em anime) ele afirme ser o filho de um pai yōkai e uma mãe humana, esta linhagem nunca foi usada em outra adaptação.

GeGeGe no Kitaro Os anos adultos

Aparência de Kitarō em Zoku no GeGeGe no Kitarō

A série de mangás Zoku GeGeGe no Kitarō retrata a adolescência de Kitarō. Nesta série, o seu responsável Mansuke afirma a ele que "essa é uma era onde yōkai e humanos podem coexistir". A conselho de Mansuke, Kitarō integra-se à sociedade humana e trabalha em vários empregos de meio período para obter renda. No começo, ele fica com um péssimo pintor, que o acha irritante e o expulsa. Ele então se junta com Nezumi-Otoko pela primeira vez em 7 anos e vive com ele em uma casa assombrada. Escondendo sua linhagem da Tribo Fantasma, ele se apresenta como um humano chamado Getakichi Tanaka (田中 ゲタ吉, Tanaka Getakichi) e frequenta a Escola Secundária Sob o Túmulo. Ele também obtém uma namorada humana chamada Yuriko. Esta série também apresentou Kitarō participando de elementos mais fracos da sociedade humana, como sexo e ganância. No entanto, Shigeru Mizuki sentiu mais tarde que "levar sexo para Kitarō foi um erro", e assim em Shin GeGeGe no Kitarō, Kitarō abandonou sua vida humana e se mudou para as montanhas. Em Ōbora Kitarō, a adolescência de Kitarō foi recontada e ele foi retratado como um menino novamente.

Canções de personagem

Canção Artista Uso
Moero! Kitarō
Kitarō Ondo
Keiko Toda 3ª Série
Kitarō March
GeGeGe no Ondo
Yōko Matsuoka 4ª Série
Itazura Minami Takayama 5ª Série

Referências

  1. 3ª Série, 1987. Episódio 78 - "Flor Mamute e Yama-Otoko"
  2. 4ª Série, 1998. Episódio 114 - "Situação Desesperada! A Armadinha de Shinigami"
  3. 6ª Série, 2018. Episódio 1 - "O Dia que o Yōkai Acordou"
  4. 6ª Série, 2018. Episódio 14 - "Makura-Gaeshi e o Sonho Fantástico"
  5. Hakaba Kitarō, 2008. Episódio 1 - "O Nascimento de Kitarō"

Navegação

v  d  e
Tribo Fantasma
v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos
v  d  e
Yōkai da Shōnen Magazine
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Anagura-NyūdōDai-KaijūDai-TenguFada HanakoGama-SenninKaruraKarasu-Tengu do Monte KuramaNingyoYōkaEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Yōkai de Guerra Vietnamita de Kitarō
v  d  e
Yōkai da Shōnen Sunday
Kitarō e aliados
Antagonistas
Ora antagonistas, ora aliados
AkanameKasa-Bake
v  d  e
Yōkai de Shinigami Tai-Senki
Kitarō e aliados
Antagonistas
Exército de Satã
v  d  e
Yōkai de Tour Fantasma Mundial de Kitarō
Kitarō e aliados
Antagonistas
v  d  e
Yōkai de Yuki-hime-chan
v  d  e
Yōkai de Shinpen GeGeGe no Kitarō
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
AdobaranaEnma-DaiōKinokoPrincesa SereiaUmibōzuYamagamiYamako
v  d  e
Yōkai do Arco do Inferno
Kitarō e aliados
Antagonistas
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Hakaba Kitarō
Personagens
Capítulos
Episódios
0102030405060708091011