FANDOM

Medama-Oyaji (目玉おやじ ou 目玉親父, "Pai-Olho"), ou Medama-no-Oyaji (目玉のおやじ), é um personagem importante na franquia GeGeGe no Kitarō e o pai de Kitarō. Antes, um fantasma adulto completamente formado, ele sofreu de uma doença, apenas para renascer de seu corpo decaído como uma versão antropomórfica de seu próprio globo ocular. Seu papel principal na série é apoiar Kitarō com seu conhecimento sobre o mundo yōkai.

Interpretes

Biografia

Medama-oyaji original

Medama-Oyaji antes do nascimento de Kitarō.

Como Kitarō, Medama-Oyaji é um sobrevivente da poderosa Tribo Fanstasma. Antes do nascimento de Kitarō, ele pegou uma "doença de dissolvimento" incurável;. Enquanto vivia em reclusão com sua esposa grávida Iwako, ele começou a vender seu sangue por dinheiro. No entanto, isso resultou em pacientes recebendo sangue em transfusões que se assemelham a fantasmas, o que chamou a atenção do presidente do banco de sangue. Quando o funcionário do banco de sangue Mizuki descobriu-os enquanto investigava o caso, Medama-Oyaji contou-lhe a história e pediu-lhe que olhasse para o outro lado.

Mizuki concorda em dar-lhes oito ou nove meses, mas em algum momento durante esse tempo o casal morre por causa da doença. Motivado por seu amor ao seu filho Kitarō, que havia nascido do túmulo depois de Iwako ser enterrada, Medama-Oyaji colocou seu espírito na última parte viva de seu corpo, seu globo ocular, dando a ele a aparência pela qual é conhecido hoje.

A história de Kitarō e Medama-Oyaji é geralmente aceita como tendo lugar no início dos anos 60, quando o mangá foi publicado pela primeira vez. No segundo filme em live-action, foi dito que aconteceu durante o período Edo.

Características

Aparência física

GGGNKA1EP2 36

Medama-Oyaji tomando banho.

Medama-Oyaji consiste em um olho antropomórfico. Ele tem um pequeno corpo e não usa roupas. Antes de sua morte e do nascimento de Kitarō, ele tinha um corpo grande e de fisionomia máscula. Por sofrer uma "doença de dissolvimento", foi forçado a envolver seu corpo em ataduras e dando a si mesmo a aparência de uma múmia.

Medama-oyaji antes da doença 2018

Medama-Oyaji antes de sofrer da "doença de dissolvimento" no anime de 2018.

A aparência de Medama-Oyaji antes de contrair a doença nunca foi mostrada, mas o anime de 2018 o descreveu como um homem de aparência humana com estatura média, cabelos grisalhos no mesmo estilo de Kitarō, cobrindo seu olho esquerdo. Como esta forma surgiu através dos poderes oníricos de Makura-Gaeshi[1], não se sabe se esta era sua verdadeira aparência ou apenas a imagem que Medama-Oyaji pensou para si. No entanto, como sua aparência coincide com a descrição dada por Sunakake-Babaa, pode-se supor que esta é a verdadeira forma de Medama-Oyaji antes de sua degeneração. Também é possível que essa forma tenha tomado qualidades de seu eu mais jovem e de seu eu atual, já que ele foi representado com apenas um olho, enquanto ele tinha ambos antes de pegar a dita doença.

Sua cabeça em globo ocular tem uma pálpebra, embora seja sempre representada como uma linha simples sobre sua pupila. De acordo com Shigeru Mizuki, "o fato de ele chorar e dormir deixa óbvio que ele tem uma pálpebra". Sempre que Medama-Oyaji dorme, sua pupila é substituída por uma linha curva para baixo na forma de um "U".

Ele tem uma boca, embora seja muito pequena e raramente vista. Ela está localizada sob a cabeça do globo ocular e ele pode deixa-la visível como ele quiser. No entanto, na história "Mokumokuren", ele é mostrado respirando através de sua pupila.

Medama-Oyaji geralmente está nu, mas às vezes ele usa roupas como mantos e casacos. Ele também possui algumas roupas, como um chapéu de seda que ele pegou dos demônios ingleses (Hakusanbo no quinto anime) e um único sapato que ele recebeu do Papai Noel. No encerramento, Natsu no Mamono, ele é mostrado vestido como o famoso pintor televisivo Bob Ross.

Personalidade

Medama-Oyaji parece ser pequeno e frágil, mas tem um espírito forte e um grande amor por seu filho. Assim como Kitarō, seu espírito é tão forte que, mesmo que ele seja esmagado ou frito, ele sempre voltará ao normal eventualmente. No mangá "Kitarō Kunitori Monogatari", está estabelecido que ele e Kitarō podem sobreviver 10 anos sem comida ou bebida. Ele também se preocupa com Kitarō e sua esposa com grande coração.

Por ter vagado ao redor da Terra antes do nascimento de Kitarō, ele obteve amplo conhecimento sobre os yōkai, incluindo quase todos os tipos de yōkai, sua natureza e fraquezas. Ele também é conhecedor de outros assuntos ocultos. Ele conheceu Enma-Daiō pessoalmente há muito tempo (mas não especificado), e assim como Kitarō, conversa diretamente e pede permissão a ele com frequência[2]. Medama-Oyaji não é o único a ter este privilégio, pois vários outros yōkai foram autorizados a transitar entre o Inferno e o mundo normal como bem entenderem.

Ele gosta de ficar limpo e costuma ser visto em uma tigela pequena. Embora a tigela usada por Medama-Oyaji seja usado para seu banho, Kitarō também a usa para as refeições. A partir do terceiro anime ele foi mostrado tomando banho em diferentes utensílios de mesa e líquidos, incluindo copos, xícaras de chá, chá preto, café, areia e saquê. Ele também se banhava em uma piscina de cola em um pacote de morango.

Até o quarto anime, ele raramente era mostrado comendo. Seu dublador Tanonaka comentou sobre isso uma vez, dizendo: "Eu nunca o vi comer, eu gostaria de vê-lo comer mais". Suas comidas favoritas são cerejas e ameixas e ele bebe o orvalho no café da manhã. No quinto anime sua comida favorita é a sopa de olho de peixe. Nesta versão, sua boca foi descrita como uma linha sob sua pupila. A partir de então, ele é visto comendo com mais frequência, chegando a ter bochechas cheias e barriga cheia. Também no quinto anime, ele parece ter um tubo brônquico, pois é mostrado espirrando muco. Embora ele tenha uma boca, ele não tem dentes.

Canções de personagem

Trivialidades

  • Ele tem um grande amor por amor.

Referências

  1. "Mukra-Gaeshi e o Sonho Fantástico", Episódio 14, Anime de 2018
  2. Anime de 1996, Episódio 91

Navegação

v  d  e
Tribo Fantasma
v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros