FANDOM

Miage-Nyūdō (見上げ入道, Monge do Alto Olhar) é um yōkai da montanha e um antagonista freqüente de Kitarō. Ele apareceu pela primeira vez na história da Shonen Magazine com o mesmo nome. Na maioria das encarnações, ele dirige uma escola para transformar mortais em yōkai chamada Escola Yōkai (学校 学校, Yōkai Gakkō).

Visão geral

Interpretes

ArtistaMídia
Toshiya Ogata1ª Série
Yonehiko Kitagawa2ª Série
4ª Série
Yasuo Tanaka3ª Série
Yasuhiko Kawazu
Daisuke Gōri
4ª Série
Tōru Ōkawa5ª Série
Michihiro Ikemizu6ª Série
Yoshimizu IshiharaFilme de 2007

Aparência

Miage-Nyūdō tem a aparência de um monge budista careca com um único olho. Ele é modelado a partir da representação de Aobōzu de Sekien Toriyama em Gazu Hyakki Yagyō.[1]

Personalidade

Habliadades e poderes

  • Consumo de vento: Miage-Nyūdō consegue respirar uma quantidade grande de ar para aumentar de tamanho. Ele também pode se encolher exalando o ar. Ele também pode exalar tempestades de fogo e vento e moldar o vento em suas correias para capturar vítimas. Sua fraqueza é ter a garganta entupida.
  • Envio para o Mundo Espiritual: Miage-Nyūdō pode usar seu hálito de fogo para enviar pessoas para o Mundo Espiritual.[2]

Retratos

Mangá

Miage-Nyūdō é um yōkai da Montanha que usa suas técnicas de vento para sequestrar qualquer um que defecar perto de sua montanha, com o objetivo de treiná-los como novos yōkai, já que os yōkai são incapazes de se reproduzir. Ele é capaz de capturar um gato, um inseto e um menino rebelde chamado Chūsuke. Depois que Chūsuke é raptado, seus amigos pedem a Kitarō para encontrá-lo, mas Miage-Nyūdō é capaz de sequestrar Kitarō e levá-lo para sua escola yōkai. Após Miage-Nyūdō encolher para demonstrar sua técnica de consumo de vento, Kitarō tenta capturá-lo, mas ele se encolhe ainda mais para escapar. Quando Kitarō o alcança, ele cresce e o envia para Reikai com sua técnica Reikai Nagashi. No entanto, por causa de seu chanchanko, Kitarō é capaz de retornar e libertar os outros. O fogo da escola atinge Miage-Nyūdō, mas ele acorda e cresce para sugar a todos. Kitarō então usa seu chanchanko para entupir a garganta de Miage-Nyūdo, acumulando tanto ar que seu olho pula para fora e eles são capazes de escapar. Depois, Kitarō revista a escola e nota a falta de vento na montanha, implicando que Miage-Nyūdō foi destruído.[3]

Miage-Nyūdō mais tarde aparece com destaque na história "O Grande Julgamento Yōkai" como parte do grupo de Momon-Jii exigindo a prisão de Kitarō.[4]

1ª e 2ª Série

Ele faz uma aparição em "O Grande Julgamento Yōkai", como parte do grupo anti-Kitarō de Momon-Jii e outros inimigos yōkai. Ele testemunha contra Kitarō durante o julgamento, afirmando que Kitarō favorece os humanos sobre os yōkai.[5]

3ª Série

Ele aparece no episódio "Yōkai Miage-Nyūdō", onde um colega de Yumeko chamado Toshio joga pedras na caverna de Miage-Nyūdō durante uma viagem de classe. Miage-Nyūdō aparece e o assusta, mas depois o segue para a escola e o sequestra. Ele leva Toshio de volta a sua caverna e faz com que Nezumi-Otoko o matricule em sua Escola Yōkai, onde seus colegas são compostos de vários animais que aprenderam a falar. A pedido de Yumeko, Kitarō investiga a caverna, mas é confrontado por Miage-Nyūdō. Kitarō convence Miage-Nyudo a deixá-lo entrar na classe e o engana para encolher durante uma demonstração de sua técnica de consumo de vento, mas quando Kitarō tenta capturá-lo, Miage-Nyūdō encolhe ainda mais e escapa. Kitarō tenta liderar a classe em uma fuga, mas Miage-Nyūdō reaparece e o manda embora com sua técnica Reikai Nagashi. Kitarō escapa concentrando sua energia yōkai com a de Medama-Oyaji, e Ittan-Momen do outro lado. Kitarō retorna para lutar contra Miage-Nyūdō, esperando até que ele se torne tão gigante quanto possível consumindo vento. Kitarō, em seguida, deixa-se engolir e entope a garganta de Miage-Nyūdo com seu chanchanko, provocando um acúmulo de vento e seu olho pula para fora. Em seguida, eles conseguem fugir.[6]

Mais tarde, ele participa do plano de Momon-Jii para enquadrar Kitarō no vazamento do filme "Festa Yōkai", testemunhando contra ele no O Grande Julgamento Yōkai, afirmando que ele favorece os humanos sobre os yōkai. Ele age como a mão direita de Momon-Jii, ordenando-lhe um palanquim e condenando Nezumi-Otoko. Ele luta na batalha final, incendiando Ittan-Momen com sua respiração, mas é derrotado quando um bando de Bake-Garasu derruba Nezumi-Otoko em cima dele.[7]

4ª Série

Ele aparece em "Yōkai! Miage-Nyūdō". Nesta adaptação, Miage-Nyūdō mora em um pântano e as pessoas locais respeitam seu santuário por medo de uma maldição. Um trabalho de construção começa no Pântano Nyūdō, e o proprietário da empresa chuta o santuário, recusando-se a acreditar em coisas como maldições e espíritos. Miage-Nyūdō mais tarde, em retaliação, destrói vários veículos e equipamentos de construção. Quando esta ação e uma advertência de Nezumi-Otoko não conseguem convencer o presidente da empresa, Miage-Nyūdo usa seus poderes eólicos para sequestrar Yūko Murakami, que estava protestando contra a construção para proteger uma casa de pássaros que ela havia construído perto do pântano. Jun e Shōta então contratam Kitarō para encontrá-la e salvá-la. Depois que Miage-Nyūdō engole o presidente da companhia, seus subordinados e Nezumi-Otoko, Kitarō chega para lutar contra ele, apenas para ser engolido também. Encontrando Yūko, Nezumi-Otoko e os outros seguros dentro de Miage-Nyūdō, Kitarō usa seu chanchanko para entupir sua garganta, fazendo-o crescer e explodir em seu tronco. Com a ajuda da Família Kitarō, Kitarō é capaz de capturar Miage-Nyūdō e selar seu espírito em um jarro.[8]

Mais tarde, ele aparece em "O Grande Julgamento Yōkai", testemunhando contra Kitarō que ele favorece os humanos sobre os yōkai. Depois ele é visto entre a multidão de yōkai aguardando a sentença de Medama-Oyaji.[9]

5ª Série

Ele aparece no episódio "Escola Yōkai de Miage-Nyūdō". Enquanto seu objetivo ainda é transformar os mortais em yōkai, ele também age por um desejo de ver a educação ser tratada seriamente. Seus alunos eram Nezumi-Otoko, Kobayashi, um gato, um animal peludo e Kitarō (disfarçado). Ele sequestrou Kobayashi depois de saber que ele é um menino travesso e rebelde. Ele matricula Nezumi-Otoko em sua escola depois que Nezumi-Otoko pediu um pagamento.[10]

Depois que Kitarō e Medama-Oyaji escaparam do mundo místico (graças a seus ancestrais), Kitarō tentou derrotá-lo por suas técnicas, que foram em vão. Miage-Nyūdō então engoliu Kitarō, mas foi sufocado quando Kitarō bloqueou a passagem de ar usando seu colete chanchanko e seu olho pula para fora. Então Kitarō devolveu o olho para ele e o orientou a não sequestrar nenhuma criança e Miage-Nyūdō aceitou. Ele é visto mais tarde assistindo Kobayashi se saindo bem na escola, afirmando que ele quer ir para a escola também.[10]

6ª Série

Ele aparece em "Terror! Miage-Nyūdō". Como sua contraparte dos anos 90, sua pele é rosa. Nesta adaptação, seu objetivo é governar o Japão com o poder ilimitado que ele pode obter depois de enviar 50.000 almas para o Mundo Espiritual . Ele é liberado de seu selo após Nezumi-Otoko urinar sobre ele. Para agradecer-lhe, Miage-Nyūdō lhe dá uma grande quantidade de barras de ouro. Com isso, Nezumi-Otoko compra os negócios da Akimura, batizando-a de "BiBiBi Promotion". Depois de ganhar o controle do concerto de 50.000 pessoas das Baterias, Miage-Nyudo aparece e envia 49.996 humanos para o Mundo Espiritual.[2]

Lenda

Miage nyudo na rua shigeru mizuki

Estátua de Miage-Nyūdō na Rua Shigeru Mizuki

Miage-Nyūdō vem da Ilha de Sado. Andando a pé, a pessoa pode se deparar com um monge de tamanho normal. Mas ao olhar para ele, o monge de repente parece um pouco mais alto. Na medida em que a pessoa olha para ele, Miage-Nyūdō fica mais alto, tão rápido quanto seus olhos podem seguir. Ele eventualmente cresce tão alto que a pessoa perde o equilíbrio ao olhar para cima e cair. O Miage-Nyūdō irá comer sua garganta a menos que a vítima role e cante "Miage-Nyūdō, eu vejo através de você", fazendo com que ele desapareça.

Trivialidades

Referências

  1. TORIYAMA, Sekien. Gazu Hyakki Yagyō. Japão: [s. n.], 1776. v. 3. ISBN 978-0-486-80035-6.
  2. 2,0 2,1 "Terror! Miage-Nyūdō" (ep. 2). GeGeGe no Kitarō (2018-2020). «2018».
  3. "Miage-Nyūdō". GeGeGe no Kitarō. «1967» Shōnen Magazine. Kodansha.
  4. "O Grande Julgamento Yōkai". GeGeGe no Kitarō. «1969» Shōnen Magazine. Kodansha.
  5. "O Grande Julgamento Yōkai" (ep. 3). GeGeGe no Kitarō (1971-1972). «1971».
  6. "Yōkai Miage-Nyūdō" (ep. 30). GeGeGe no Kitarō (1985-1988). «1986».
  8. "Yōkai! Miage-Nyūdō" (ep. 1). GeGeGe no Kitarō (1996-1996). «1996».
  10. 10,0 10,1 "Escola Yōkai de Miage-Nyūdō" (ep. 75). GeGeGe no Kitarō (2007-2009). «2008».

Navegação

v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros