FANDOM

Nobiagari (のびあがり, Esticante) é um yōkai flutuante semelhante a uma serpente conhecido por transformar suas vítimas em árvores vampiras. Ao longo das versões sua classificação varia, de um organismo alienígena a um yōkai. Ele aparece na história publicada na Shōnen Magazine, "Árvore Vampira".

Visão geral

Interpretes

ArtistaMídia
Yasuo Tanaka3ª Série
Fumihiko Tachiki4ª Série
Kyōsei Tsukui5ª Série

Aparência física

A aparência de Nobiagari é composta por um corpo translúcido longo e em forma de gel, geralmente verde-azulado, com um único olho gigante e uma íris vermelha. Tem uma quantidade numerosa de braços, no mínimo três pares são mostrados de cada vez, mas em certas adaptações ele é visto com mais. No mangá, ele é definido como um yōkai, mas sim uma forma de vida subterrânea que evoluiu de maneira diferente das formas de vida que habitam a superfície.

Personalidade

O Nobiagari é geralmente retratado como um ser hostil e com um grande ressentimento pelos humanos. Embora pareceça uma criatura maligna, há ocasiões na qual ele não age por maldade. Ele já foi retratado como uma criatura inocente e inconsciente do dano que estava causando.[1] Outras circunstâncias podem ser justificadas pela assolação do seu ambiente ou a pertubação da sua calma.[2][3]

Habilidades e poderes

  • Transformação em árvore vampira: A habilidade mais reconhecida de Nobiagari, sendo utilizada em todas as adaptações. Transforma suas vítimas em árvores vampiras, usando sementes de árvores especiais. O método usado varia de adaptações, mas a maioria exige que a semente seja plantada dentro das vítimas. As árvores estão ligadas à existência do Nobiagari, uma vez que contribuem para o crescimento do yōkai e, se ele for derrotado, as vítimas voltam ao normal.
  • Vôo: O Nobiagari é capaz de voar, tendo sido usado em quase todas as adaptações em que aparece, ele faz isso sem a necessidade de asas, e é capaz de alcançar altas altitudes, logo acima de edifícios altos.
  • Hipnose: No primeiro anime, o Nobiagari costuma usar a hipnose com o olho gigante para derrubar aviões.[4]
  • Raios oculares: O Nobiagari é capaz de projetar raios de seus olhos para atacar aqueles que ele considera uma ameaça. Os feixes são mostrados como sendo bastante coloridos, mas são principalmente brancas.[5]

Retratos

Mangá

No mangá, Nobiagari vivia em um buraco próximo da Pedra Milenar. Frequentes terremotos acabaram por libertá-lo e ele começou a se dirigir para a aldeia vizinha à procura de vítimas. Nobiagari usa um pólen especial para colocar suas vítimas para dormir e depois planta sementes em seus corpos que as transformam em árvores vampiras. Seu olho gigante lhe dá poderes hipnóticos que costuma usar em planos de colisão.[6]

Ele consegue transformar Kitarō em uma árvore vampira, mas ele ressuscita dentro de um fruta na árvore. Kitarō entra no buraco e usa o espelho para refletir o olho hipnótico de Nobiagari e depois joga as cinzas nele, cegando-o temporariamente e o leva para um lago onde ele usa seus poderes elétricos para eletrocutá-lo até a morte, onde uma árvore cresce no local do cadáver.

Em Yōkai Sen Monogatari um Nobiagari invade uma exposição de flores e começa a transformar os yōkai em Árvores Vampiras. Depois que Kitarō é transformado em uma, ele ressuscita dentro de uma fruta na árvore e então, junto com Sunakake-Babaa, trabalham juntos para plantar sementes de Árvores Vampiras no Nobiagari, transformando-o em uma árvore gigante.[7]

Ele é o primeiro yōkai em destaque no mangá de Shigenobu Matsumoto.

1ª Série

Nobiagari aparece em "Árvore Vampira". Quando Kitarō chega em uma aldeia para investigar a recente sequência de casos de Árvores Vampiras, um Nobiagari entra em seu quarto à noite para plantar uma semente. Depois que Kitarō se transforma em uma árvore vampira, o Nobiagari continua atacando aldeões e aviões. Depois, Kitarō ressuscita, crescendo um novo corpo em uma fruta na sua forma de árvore vampira, então vai para a caverna enfrentar o Nobiagari. Ele joga areia em seu olho para evitar sua hipnose e eles lutam na água. Kitarō o eletrocuta, deixando-o atordoando, e depois pega as sementes e planta dentro dele. Vários dias depois, uma grande árvore vampira cresceu onde o Nobiagari foi derrotado.[4]

3ª Série

Nobiagari aparece em "Nobiagari e a Árvore Vampira". Ele é classificado como um yōkai que foi selado no subsolo há 20.000 anos, se auto-proclamando como o "Rei Subterrâneo". Kitarō vai para a vila investigar a transformação das pessoas em árvores vermelhas, que se iniciou após um terremoto. Nobiagari ataca o ônibus no qual Kitarō, Neko-Musume e um aldeão está dentro jogando-o do alto de um penhasco, mas Kitarō consegue se salvar. Ele então coloca Nezumi-Otoko sob o seu controle para eliminar Kitarō.

Nezumi-Otoko serve um chá batizado para Kitarō, que desmaia e permite que Nobiagari plante uma semente dentro dele. Kitarō acorda e descobre a casa do Nobiagari na Caverna Ryugu e o confronta. Kitarō lança suas agulhas capilares, mas falha devido ao composição do corpo do Nobiagari, que ri enquanto vê o processo de transformação de Kitarō em árvore vampira. No entando, Matsuyo joga cinzas sobre o olho de Nobiagari.

Kitarō, com um grupo, segue Nobiagari até as profundezas da caverna e luta contra os seus inúmeros braços, mas ele finalmente é pego e arrastado para dentro de um lago na caverna. No entanto, Kitarō consegue usar seus poderes elétricos e eletrocutar o Nobiagari. Ao voltar para a superfície, Kitarō se transforma por completo em uma árvore vampira, porém ele ressuscita dentro de uma fruta. Nobiagari retorna, mas de repente a caverna faz um rugido e começa a desmoronar (graças a Nurikabe que que conectou a caverna à câmara subterrânea com lava). Nobiagari persegue o grupo mas o magma lhe atinge e ele morre queimado.[2]

4ª Série

Nobiagari aparece em "Mistério das Montanhas Nevadas: Nobiagari", onde foi convencido pela vontade de Toshiyuki Masumoto, um homem de uma aldeia na montanha de neve que morreu 10 anos antes tentando encontrar o Nobiagari. Ele começa a transformar os outros aldeões em árvores vampiras, a fim de protegê-los de uma avalanche. Esta versão de Nobiagari é fraca à luz do sol, mas no final ele vai para a luz do sol para salvar sua esposa e filha de uma avalanche. Depois de tirá-los com segurança da neve, seu corpo endurece e se despedaça. Após sua morte, todas os aldeões deixam de ser árvores vampiras. Esta é a única vez em que o Nobiagari é retratado como um bom personagem.[1]

5ª Série

Nobiagari aparece em "Grande Pânico! Yōkai Yokochō!". Ele é acidentalmente coletado no meio da areia que Sunakake-Babaa planejava usar para sua casa de banho de areia. Uma vez que a casa foi montada e os habitantes de Yōkai Yokochō começaram a usá-la, Nobiagari saí da areia e começar a esgueirar-se entre os yōkai para inserir uma semente de árvores Vampiras em seus corpos. O Nobiagari começa pequeno, mas ao respirar a força vital emitida das árvores Vampiras, começa a crescer.

Mesmo com Kitarō sendo transformado em árvore vampira, Sunakake-Babaa tenta usar algumas de suas areias especiais para derrubá-lo. No entanto, uma mistura de areia explosiva o incendeia, machucando-o tanto que o faz se tornar violento. O chanchanko de Kitarō que voa fora de sua forma de árvore para atacar o Nobiagari, espalha as chamas enquanto plana. O Nobiagari encolhe de volta ao seu tamanho normal e desmaia, fazendo todos deixarem de ser árvores vampiras. Kitarō, em seguida, o leva de volta para o banco de areia onde eles o encontraram.[3]

6ª Série

Nobiagari aparece em "O Dia que o Yōkai Acordou". Nesta versão, ele é um yokai malvado que foi libertado de seu selo por um vlogger brincalhão chamado Charatomi. Ele montou uma casa em um tanque de água em Tóquio e começou indiscriminadamente a transformar pessoas em árvores vampiras, começando com Charatomi. Em seu primeiro encontro com Kitarō, ele foi capaz de dominá-lo e plantar uma semente dentro dele. Quando se enfrentaram pela segunda vez, Mana escorregou em uma garrafa e acidentalmente criou um efeito dominó que lançou um gancho de guindaste no olho de Nobiagari. Depois de descobrir a maior fraqueza de Nobiagari, Kitarō foi capaz de derrotá-lo atacando continuamente o olho, finalizando com um ataque de gesto de arma. Depois que o Nobiagari foi derrotado, todas as suas vítimas voltaram ao normal.[5]

Lenda

Nobiagari de Shigeru Mizuki

Nobiagari de Shigeru Mizuki.

Nobiagari é um yōkai que é descrito como uma sombra viva, uma criatura humanóide disfarçada de um monge budista ou até mesmo a ilusão de um Tanuki, Kitsune ou Kawauso da prefeitura de Ehime.

Nobiagari aparece de repente e rapidamente aumenta para um tamanho enorme. Muitas vezes, persegue um viajante inesperado por trás e fora da visão clara.

Trivialidaes

  • Na história principal e na adaptação no primeiro anime, o humano que é transformado em uma árvore vampira não pode retornar ao seu estado original (exceto Kitarō que consegue ressuscitar dentro de uma fruta).
  • Embora tenha sido selado por 20.000 anos, ele demonstra ser muito familiarizado com a sociedade moderna.[2]

Referências

  1. 1,0 1,1 "Mistério das Montanhas Nevadas: Nobiagari" (ep. 109). Anime de 1996. «1998».
  2. 2,0 2,1 2,2 "Nobiagari e a Árvore Vampira" (ep. 47). Anime de 1985. «1984».
  3. 3,0 3,1 "Grande Pânico! Yōkai Yokochō!" (ep. 6). Anime de 2007. «2007».
  4. 4,0 4,1 "Árvore Vampira" (ep. 19). Anime de 1968. «1968».
  5. 5,0 5,1 "O Dia que o Yōkai Acordou" (ep. 1). Anime de 2018. «2018».
  6. "Árvore Vampira". GeGeGe no Kitarō. «1966» Shōnen Magazine. Kodansha.
  7. "Árvore Yōkai! Nobiagari". Mil Contos Yōkai. Comic Bom Bom. Kodansha.

Navegação

v  d  e
Facção Nurarihyon
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros