FANDOM

Nobiagari (のびあがり, Esticante) é um yōkai flutuante semelhante a uma serpente conhecido por transformar suas vítimas em árvores vampiras. Ele apareceu pela primeira vez na história da Shōnen Magazine, "Árvore Vampira".

Visão geral

Interpretes

Artista
Mídia
Yasuo Tanaka 3ª Série
Fumihiko Tachiki 4ª Série
Kyōsei Tsukui 5ª Série

Aparência física

A aparência de Nobiagari é composta por um corpo translúcido longo e em forma de gel, geralmente verde-azulado, com um único olho gigante e uma íris vermelha. Tem uma quantidade numerosa de braços, no mínimo três pares são mostrados de cada vez, mas em certas adaptações ele é visto com mais.

Personalidade

Nobiagari vivia em uma caverna subterrânea profunda. Frequentes terremotos acabaram por libertá-lo e ele começou a se dirigir para a aldeia vizinha à procura de vítimas. Nobiagari usa um pólen especial para colocar suas vítimas para dormir e depois plantar uma semente em seus corpos que as transformam em árvores vampiras (吸血 木, Kyūketsu-Ki). Seu olho gigante lhe dá poderes hipnóticos, que costuma a usar em planos de colisão.

No mangá, ele não era um yōkai, mas é dito que é uma forma de vida subterrânea que evoluiu de maneira diferente das formas de vida que habitam a superfície.

O Nobiagari é geralmente retratado como um ser hostil, mas no quarto anime, o Nobiagari foi retratado como uma criatura inocente e inconsciente do dano que estava causando.[1]

Habilidades e poderes

  • Transformação em árvore vampira: A habilidade mais reconhecida de Nobiagari, sendo utilizada em todas as adaptações. Transforma suas vítimas em árvores vampiras, usando sementes de árvores especiais. O método usado varia de adaptações, mas a maioria exige que a semente seja plantada dentro das vítimas. As árvores estão ligadas à existência do Nobiagari, uma vez que contribuem para o crescimento do yōkai e, se ele for derrotado, as vítimas voltam ao normal.
  • Vôo: O Nobiagari é capaz de voar, tendo sido usado em quase todas as adaptações em que aparece, ele faz isso sem a necessidade de asas, e é capaz de alcançar altas altitudes, logo acima de edifícios altos.
  • Hipnose: No primeiro anime, o Nobiagari costuma usar a hipnose com o olho gigante para derrubar aviões.
  • Raios oculares: O Nobiagari é capaz de projetar raios de seus olhos para atacar aqueles que ele considera uma ameaça. Os feixes são mostrados como sendo bastante coloridos, mas são principalmente brancas.

Retratos

No mangá, Nobiagari vivia em um buraco próximo da Pedra Milenar. Frequentes terremotos acabaram por libertá-lo e ele começou a se dirigir para a aldeia vizinha à procura de vítimas. Nobiagari usa um pólen especial para colocar suas vítimas para dormir e depois planta sementes em seus corpos que as transformam em árvores vampiras. Seu olho gigante lhe dá poderes hipnóticos que costuma usar em planos de colisão.

Ele consegue transformar Kitarō em uma árvore vampira, mas ele ressuscita dentro de um fruta na árvore. Kitarō entra no buraco e usa o espelho para refletir o olho hipnótico de Nobiagari e depois joga as cinzas nele, cegando-o temporariamente e o leva para um lago onde ele usa seus poderes elétricos para eletrocutá-lo até a morte, onde uma árvore cresce no local do cadáver.

Em Yōkai Sen Monogatari um Nobiagari invade uma exposição de flores e começa a transformar os yōkai em Árvores Vampiras. Depois que Kitarō é transformado em uma, ele ressuscita dentro de uma fruta na árvore e então, junto com Sunakake-Babaa, trabalham juntos para plantar sementes de Árvores Vampiras no Nobiagari, transformando-o em uma árvore gigante.

Nobiagari aparece em "Árvore Vampira". Quando Kitarō chega em uma aldeia para investigar a recente sequência de casos de Árvores Vampiras, um Nobiagari entra em seu quarto à noite para plantar uma semente. Depois que Kitarō se transforma em uma árvore vampira, o Nobiagari continua atacando aldeões e aviões. Depois, Kitarō ressuscita, crescendo um novo corpo em uma fruta na sua forma de árvore vampira, então vai para a caverna enfrentar o Nobiagari. Ele joga areia em seu olho para evitar sua hipnose e eles lutam na água. Kitarō o eletrocuta, deixando-o atordoando, e depois pega as sementes e planta dentro dele. Vários dias depois, uma grande árvore vampira cresceu onde o Nobiagari foi derrotado.

Nobiagari aparece em "Nobiagari e a Árvore Vampira" e transforma pessoas em árvores vampiras em retaliação ao desmatamento. No final, ele é derrotado quando Nurikabe faz um buraco na parede de sua caverna, permitindo que a lava entre e o destrua.

Nobiagari aparece em "Mistério das Montanhas Nevadas: Nobiagari", onde foi convencido pela vontade de Toshiyuki Masumoto, um homem de uma aldeia na montanha de neve que morreu 10 anos antes tentando encontrar o Nobiagari. Ele começa a transformar os outros aldeões em árvores vampiras, a fim de protegê-los de uma avalanche. Esta versão de Nobiagari é fraca à luz do sol, mas no final ele vai para a luz do sol para salvar sua esposa e filha de uma avalanche. Depois de tirá-los com segurança da neve, seu corpo endurece e se despedaça. Após sua morte, todas os aldeões deixam de ser árvores vampiras. Esta é a única vez em que o Nobiagari é retratado como um bom personagem.

Nobiagari aparece em "Grande Pânico! Yōkai Yokochō!". Ele é acidentalmente coletado no meio da areia que Sunakake-Babaa planejava usar para sua casa de banho de areia. Uma vez que a casa foi montada e os habitantes de Yōkai Yokochō começaram a usá-la, Nobiagari saí da areia e começar a esgueirar-se entre os yōkai para inserir uma semente de árvores Vampiras em seus corpos. O Nobiagari começa pequeno, mas ao respirar a força vital emitida das árvores Vampiras, começa a crescer.

Mesmo com Kitarō sendo transformado em árvore vampira, Sunakake-Babaa tenta usar algumas de suas areias especiais para derrubá-lo. No entanto, uma mistura de areia explosiva o incendeia, machucando-o tanto que o faz se tornar violento. O chanchanko de Kitarō que voa fora de sua forma de árvore para atacar o Nobiagari, espalha as chamas enquanto plana. O Nobiagari encolhe de volta ao seu tamanho normal e desmaia, fazendo todos deixarem de ser árvores vampiras. Kitarō, em seguida, o leva de volta para o banco de areia onde eles o encontraram.

Nobiagari aparece em "O Dia que o Yōkai Acordou". Nesta versão, ele é um yokai malvado que foi libertado de seu selo por um vlogger brincalhão chamado Charatomi. Ele montou uma casa em um tanque de água em Tóquio e começou indiscriminadamente a transformar pessoas em árvores vampiras, começando com Charatomi. Em seu primeiro encontro com Kitarō, ele foi capaz de dominá-lo e plantar uma semente dentro dele. Quando se enfrentaram pela segunda vez, Mana escorregou em uma garrafa e acidentalmente criou um efeito dominó que lançou um gancho de guindaste no olho de Nobiagari. Depois de descobrir a maior fraqueza de Nobiagari, Kitarō foi capaz de derrotá-lo atacando continuamente o olho, finalizando com um ataque de gesto de arma. Depois que o Nobiagari foi derrotado, todas as suas vítimas voltaram ao normal.[2]

Lenda

Nobiagari de Shigeru Mizuki

Nobiagari de Shigeru Mizuki.

Nobiagari é um yōkai que é descrito como uma sombra viva, uma criatura humanóide disfarçada de um monge budista ou até mesmo a ilusão de um Tanuki, Kitsune ou Kawauso da prefeitura de Ehime.

Nobiagari aparece de repente e rapidamente aumenta para um tamanho enorme. Muitas vezes, persegue um viajante inesperado por trás e fora da visão clara.

Referências

  1. "Mistério das Montanhas Nevadas: Nobiagari", Episódio 109, Anime de 1996
  2. "O Dia que o Yōkai Acordou", Episódio 1, Anime de 2018

Navegação

v  d  e
Facção Nurarihyon
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros