FANDOM

Shinigami (死神, Deuses da Morte) são uma raça de yōkai que monitoram a vida humana e escoltam os mortos para o Inferno. Há muitos Shinigamis e todos eles são quase idênticos, O primeiro e mais famoso Shinigami, aparece como um antagonista recorrente em Kappa no Sanpei. Assim como Nezumi-Otoko, os Shinigamis aparecem nas várias histórias de Shigeru Mizuki.

Origem

Nas obras de Mizuki, os Shinigamis são retratados como monitores das velas da vida humana e coletores das almas dos mesmos no momento em que morrem. Eles trabalham para Enma-Daiō em um ambiente de trabalho de escritório onde quem não cumprir uma cota pode perder do emprego. Os Shinigamis são geralmente identificados por um número, como: nº 106. Não está claro se os números são baseados em ordem de contratação ou classificação ou qualquer coisa em particular.

Um Shinigami apareceu pela primeira vez em "Kappa no Sanpei" para recolher a alma do avô de Sanpei, que era necessária para ele completar a sua cota. Ele logo voltou para recolher a alma do pai de Sanpei e se tornou um antagonista recorrente na série.

Em 1969, Mizuki escreveu o mangá de curta duração "Assalariado Shinigami", que apresentava um Shinigami que corria o risco de perder o emprego por não coletar almas suficientes. Enma-Daiō ordena que ele se mude para o reino humano, longe de sua esposa e filho, para coletar 12 almas dentro de um ano.

Um Shinigami apareceu em "GeGeGe no Kitarō" (durante a corrida da Shōnen Sunday) na história "Shinigami". Este Shinigami se junta a Bruxa e Nezumi-Otoko para tentar roubar a alma de Kitarō com a finalidade de dominar o mundo da superfície. Embora este Shinigami tenha sido destruído no final da história, outros Shinigamis fizeram aparições na franquia. No anime de 1971, a história de "Assalariado Shinigami" foi contada ao longo de 5 episódio, combinando o protagonista do mangá com o personagem da Shōnen Sunday.

Shinigamis continuaram a aparecer em outras obras de Mizuki. "Showa: Uma História do Japão" termina com um Shinigami informando a Mizuki que seu tempo na Terra estava chegando ao fim.

Características

Aparência

Os Shinigamis comuns tem um crânio como cabeça, com olhos nas cavidades e orelhas no lado da cabeça. Eles geralmente usam um robe cinza, semelhante com o de Nezumi-Otoko.

Lista de Shinigamis

Aoko

LupaIcon.png Ver artigo principal: Aoko

Honeta

LupaIcon.png Ver artigo principal: Honeta

Shinigami Nº 100

LupaIcon.png Ver artigo principal: Shinigami No. 100

Shinigami Chefe

LupaIcon.png Ver artigo principal: Shinigami Chief

Pasha

LupaIcon.png Ver artigo principal: Pasha

Mahi Mahi

LupaIcon.png Ver artigo principal: Mahi Mahi