FANDOM

Sunakake-Babaa

Sunakake-Babaa (砂かけ婆 ou 砂かけばばあ, Bruxa Lançadora de Areia) é uma velha yōkai e membro da Família Kitarō. Ela serve como uma conselheira para Kitarō e seus companheiros, além de gerenciar o Apartamento Yōkai.

Visão geral

Interpretes

ArtistaMídia
Yōko Ogushi1ª Série
Keiko Yamamoto2ª Série
4ª Série
5ª Série
Hiroko Emori3ª Série
Yo-Kai Watch
Yo-kai Watch: Wibble Wobble
Mayumi Tanaka6ª Série
Tōru YuriEspecial do Monday Drama Land
Kōen OkumuraA Flauta Mágica Eroimu Essaimu
Toyoko TakechiKappa no Sanpei
LiLiCoGeGeGe no Kaidan de Shigeu Mizuki
Shigeru MuroiLive-action de 2007
Sennen Noroi Uta
Junko HoriIbun Yōkai Kitan
Kiki Ippatsu! Yōkai Rettō
Gyakushū! Yōma Dai Kessen

Aparência física

Sunakake-Babaa se assemelha a uma mulher idosa com grandes olhos usando um quimono. Ela tem cabelos compridos com uma única longa mecha de sua franja entre os olhos. Ela parece ter manchas de areia em todo o rosto e olhos.

De acordo com Amabie, Sunakake-Babaa têm uma pele áspera.

Personalidade

Sunakake-Babaa é um dos principais aliados de Kitarō e também atua como uma guardiã para ele ao lado de Medama-Oyaji. No terceiro anime, é dito que ela tem 2800 anos, embora no episódio 107 sua idade é dada como 1200.[1] Ela alega ter participado da invasão da Coreia pela imperatriz Jingu no século III. Os filmes em live action também a apresentam como viva a vários séculos de idade.

Suas táticas de combate incluem jogar areia, muitas vezes misturadas com ingredientes especiais para dar certos efeitos. Ela também possui um poderoso tapa e é bastante habilidosa em poções, medicina e adivinhação. Na história "Kamanari", ela tem a capacidade de receber mensagens telepáticas de Medama-Oyaji, estendendo o cabelo como uma antena.

Embora ela possa ser rabugenta e temperamental, no fundo ela é uma alma gentil que é reverenciada pelos jovens yōkai. Seu senso de justiça é forte e ela vai agir sem considerar sua própria segurança para salvar os outros. Embora seja uma yōkai do lado da justiça, ela não gosta muito de humanos e muitas vezes fala mal deles. Há vários episódios em que ela descreve os seres humanos como gananciosos e perigosos[2][3]. No entanto, ela já foi vista agindo gentilmente com crianças humanas.

Ela costuma trabalhar duro estudando magia negra e poções enquanto também gerencia o Apartamento Yōkai. Vários yōkai vivem no apartamento, como Konaki-Jijii, e durante as publicações na Shōnen Sunday, a maior parte do elenco principal mora lá, incluindo Kitarō e Medama-Oyaji. Ela também permite que os yōkai que perderam suas casas permaneçam no apartamento. Por ser muito apertada com dinheiro, ela pode ser impiedosa quando se trata de cobrar aluguel. O aluguel não é barato, mas ela está disposta a aceitar outras formas de pagamento em troca de dinheiro, como 5 anos com a areia de Iriomote de Kawauso ou qualquer guarda-chuva que ela goste da coleção de Kasa-Bake por 3 anos de aluguel perdoados. Yobuko costumeiramente faz trabalhos estranhos para ela como forma de pagar o aluguel. Ela também é leniente em relação a yōkai que estão trabalhando, mas ganham pouco. No 5º anime, ela dirige um apartamento na Yōkai Yokochō.

Como ela vive desde os tempos antigos, ela se dá bem com os velhos yōkai, como Medama-Oyaji e Konaki-Jijii. Ela é particularmente mais próxima de Konaki-Jijii e eles são frequentemente vistos juntos, levando a especulações de que eles são um casal ou talvez até casados.

Origem

Sunakake-Babaa apareceu pela primeira vez em uma participação especial na história do mangá GeGeGe no Kitarō "Entrada ao Inferno" e fez sua estréia oficial na história da Shōnen Magazine "A Grande Guerra Yōkai".

Sua primeira aparição no primeiro anime foi no Episódio 7, embora sua aparência seja bem diferente. Tanto na versão mangá quanto na versão anime de "A Grande Guerra Yōkai", ela morre durante a batalha com os yōkai ocidentais. Na versão em mangá, sua causa de morte é desconhecida, mas seu cadáver é visto depois que ela foi conduzida ao covil do inimigo pela bruxa. Na versão anime ela é morta pelo Drácula Mais tarde ela reaparece sem qualquer explicação sobre como ela foi ressuscitada (episódio 24) e se tornou uma personagem recorrente.

Lenda

Youkai sunakake babaa

Gravura de Sunakake-Babaa por Shigeru Mizuki.

De acordo com a Enciclopédia Yōkai Japonesa de Shigeru Mizuki, Sunakake-Babaa é uma yōkai que aparece frequentemente em Nara e Hyogo. Ela se esconde na floresta perto de santuários xintoístas e joga areia para espantar os transeuntes. Dizem que ela não tem forma visível.[4]

Canções de personagem

Canção Artista Uso
Yume no Reform Daisakusen Keiko Yamamoto Anime de 2007

</table>

Trivialidades

  • Suas comidas favoritas são fígado de morcego, folhas de bambu e brotos de bambu.

Referências

  1. "Fumaça Yōkai Enra-Enra" (ep. 107). 3ª Série. «1988».
  2. "Demônio Buer" (ep. 33). 2ª Série. «1972».
  3. "Entrada ao Inferno da Yōkai Yokochō" (ep. 34). 5ª Série. «2007».
  4. "Edição Final da Enciclopédia Yōkai Japonesa: Yōkai, Outros Mundos e Deuses", de Shigeru Mizuki , pág. 402

Navegação

v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos

Predefinição:Navbox 47 Guerreiros Yōkai

v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros