FANDOM

"TV-kun" (テレビくん, Terebi-kun) é um mangá one-shot de Shigeru Mizuki publicada na Monthly Shonen Magazine e premiado com o 6º Prêmio Kodansha de Mangás para Crianças.

Desenvolvimento

Essa história marcou a estreia de Mizuki em uma revista infantil. No início, ele foi convidado a escrever uma história de ficção científica, mas Mizuki recusou porque sentiu que não era seu gênero mais forte. Depois que a política de edição da revista mudou, ele ganhou a permissão para escrever a história que queria.[1] Foi a primeira vez que ele escreveu uma história especificamente para crianças, então ele trabalhou duro para aperfeiçoar seu estilo artístico para atrair os leitores mais jovens.[2] Esse trabalho árduo valeu a pena e "TV-kun" venceu o 6º Prêmio Kodansha de Mangás para Crianças. Mizuki estava empatado com Yōko Imamura pelo prêmio, mas Sanpei Shirato (que era um dos juízes) votou em Mizuki.[3] Após o prêmio, Mizuki recebeu pedidos de muitos editores importantes,[2] e logo deixou os mangás de aluguel e passou a escrever para revistas.

Em 2017, TV-kun ganhou uma estátua na Rua Shigeru Mizuki.

Personagens

  • TV-Kun/Yamada (テレビくん/山田): Um garoto estranho que pode viajar livremente dentro e fora dos aparelhos de TV. Enquanto está dentro da TV, ele pode comer chocolate e sorvete nos comerciais e até cochilar. Ele tem uma televisão de transistor que ele usa para viajar para hotéis e pousadas em todo o país.
  • Santa (三太): Um garoto que trabalha como jornaleiro para sustentar seu irmão mais novo e sua mãe que adoeceu desde que seu pai morreu. Ele faz amizade com TV-kun e aprende seu segredo.

Trama

Entre as crianças, há boatos sobre um garoto estranho que sai dos aparelhos de televisão, mas Santa, um menino que vive na pobreza e não tem TV, nunca conseguiu entender as histórias. Um dia, um garoto chamado Yamada, que se parece com o TV-kun, é transferido para a sala de Santa. Todos na sala de aula perguntam a Yamada se ele é TV-kun, mas ele insiste que não. Santa fica curioso e segue Yamada para casa depois da escola para tentar descobrir o segredo do TV-kun.

Galeria

Referências

  1. "Uma Vida Meio Adormecida" por Shigeru Mizuki.
  2. 2,0 2,1 "GeGeGe no Nyōbō" por Nunoe Mura.
  3. "Garo", edição de Setembro de 1994.