FANDOM

A Tribo Fantasma (幽霊族, Yūrei-zoku) é uma tribo de yōkai quase extinta, cujo último sobrevivente é Kitarō. Apesar do nome, a Tribo Fantasma não é formada por fantasmas de facto, mas sim, yōkai. O nome surgiu quando humanos puderam vê-los caçando na floresta ou pegando lixo para comer e os confundindo com fantasmas.

História

Nos tempos que antecederam o nascimento dos humanos, a Tribo Fantasma era o clã de maior prestígio do mundo yōkai e governava a terra. Em Zoku GeGeGe no Kitarō, Medama-Oyaji diz que os ancestrais de Kitarō conquistaram o trono da Tribo Fantasma por volta de 3800 a.C. Eles eram uma raça pacífica que não gostavam de conflitos, e assim quando os humanos surgiram e começaram a se multiplicar, eles se esconderam em cavernas e florestas e gradualmente começaram a morrer de fome. A forma em que humanos provocaram seu declínio ou como eles se tornaram tão prósperos no começo, nunca foi detalhada. Eventualmente, os únicos membros da tribo vivos eram os pais de Kitarō. Kitarō nasceu depois que ambos morreram, enquanto sua mãe ainda estava grávida dele e saiu do túmulo. Seu pai se preocupou tanto com o seu bem-estar que transformou sua alma em seu globo ocular, tornando-se Medama-Oyaji.

Kitarō e Medama-Oyaji são geralmente descritos como os últimos sobreviventes da tribo, mas outros membros da Tribo Fantasma apareceram de tempos em tempos. Enquanto eles se tornaram bastante famosos, particularmente Kitarō, que é reconhecido como um yōkai imensamente poderoso, não se sabe se outros membros da tribo eram ou não tão poderosos quanto eles. Entre os outros membros da tribo estão o primo de Medama-Oyaji, Kemedama, e a tribo Amami. No anime Jigoku-hen, diz-se que a mãe de Kitarō é parente de Oiwa-san (da história de fantasmas Yotsuya Kaidan).

No filme live-action Sennen Noroi Uta, Kitarō não sabia que os humanos destruíram a Tribo Fantasma até que Nurarihyon disse a ele, pois Medama-Oyaji manteve em segredo dele para que ele não guardasse rancor contra os humanos. No entanto, em Saishinban GeGeGe no Kitarō e Kitarō Kunitori Monogatari, ele está muito ciente do fato.