FANDOM

Yama-Jijii (山爺, Velhote da Montanha), também conhecido como Yamanji, é um yōkai da montanha que vive na Floresta GeGeGe em GeGeGe no Kitarō. Ele apareceu pela primeira vez na história da Shonen Magazine, O Grande Julgamento Yōkai.

Interpretes

Yama-Jijii
Anime Anime de 1996 Tetsu Inada
Anime de 2018 Masaharu Satō

Lenda

Características

Aparência

Yama-Jijii tem uma cabeça grande, de forma oblonga, que geralmente é representada como bege pálido, ou marrom e um olho, geralmente com um anel ao redor, no meio do rosto. Duas narinas de tamanhos diferentes e uma boca em forma de J para trás, com dois dentes por trás do lábio inferior, ambos geralmente coloridos da cor vermelho, mas algumas adaptações os tornam pretos. Seu corpo inteiro é coberto por uma capa de chuva de palha, com apenas os braços e uma perna são mostrados. Ele é bastante baixo, geralmente sendo um pouco mais alto que um adolescente.

No quarto anime, Sua cabeça colorida em um bege pálido é visivelmente maior que grande parte de seu corpo, seu olho é branco e rodeado por um anel laranja, uma de suas narinas é menor e embaixo da outra, seus lábios são rosados ​​e o interior de ambos é preto. Sua capa de chuva de palha também está amarrada no pescoço.[1]

Na quinta série, a cabeça de Yama-Jijii é castanha, seu olho é verde e rodeado por um anel preto com várias fendas em volta, os lábios são amarelos, o interior das narinas são vermelhos e os dentes são mais triangulares. Sua capa de chuva de palha é visivelmente mais longa que a maioria das adaptações.[2]

Na sexta anime, sua cabeça tem uma aparência mais definida, com um exterior de madeira mais pálido, com buracos mais notáveis ​​em torno de seu rosto bege. Seu olho é branco e é cercado por um anel marrom grosso com várias rachaduras ao redor, musgo verde também aparece em torno de seu rosto, seus lábios são amarelos e o interior de sua boca é vermelho. Ele ainda tem a capa de chuva de palha que cobre a maior parte do corpo, mas tem um pequeno nó amarrado na frente, embaixo da cabeça. Ao contrário de outras adaptações, ele é muito maior do que outros yōkai.[3]

Personalidade

Não se sabe muito sobre a personalidade de Yama-Jijii, devido a seus poucos papéis, mas na maioria das adaptações ele se mostra bastante inofensivo. Ele é um pouco covarde quando percebe quão graves são os perigos. No entanto, ele está entre os yōkai pacíficos em muitas adaptações.

No quarto anime, ele se mostra um pouco desmiolado, aparentemente sempre atordoado, sendo facilmente distraído por outras coisas, como perseguir uma borboleta. Ao contrário de adaptações anteriores, ele não tem consciência do perigo que corre, pois continua fazendo o que está fazendo, enquanto seus colegas percebem o que foram contratados para fazer. Ele ainda é cooperativo com quem ele está trabalhando, ajudando seus companheiros "assassinos" a matar Kitarō, apesar de sua incompetência.[1]

O sexto anime, no entanto, o torna mais assustador, sendo uma séria ameaça ao contrário de outras adaptações. Aqui ele é rápido em se enfurecer e é persistente em perseguir Yūta, uma vez que ele roubou uma de suas frutas. Depois de se acalmar, ele perdoa Yūta, pois ele é uma criança, mas o avisa para nunca repetir o ato e lhe dá conselhos de que "até mesmo yōkai tem regras".[3]

História

Yama-Jijii aparece pela primeira vez como um dos yōkai que Nezumi-Otoko leva para Kitarō pedir ajuda contra os Yōkai Ocidentais. Como a maioria dos outros, ele desaparece assim que percebe o perigo envolvido. Somente nesta aparição ele tinha dois olhos.

Yama-Jijii continua a fazer principalmente aparições no fundo tanto no mangá quanto no anime. Em Saishinban GeGeGe no Kitarō, ele estava no banquete da Floresta GeGeGe, onde encheu a taça do menino que veio junto com Kitarō.

No primeiro anime ele aparece no episódio "A Grande Guerra Yōkai (Parte 1)".

Ele aparece no episódio 113 do quarto anime, "Kitarō vs. Os Três Assassinos!". Neste episódio, Yama-Jijii é um dos Três Assassinos contratados por Shu no Bon e Nurarihyon. Nunca está claro o que ele está pensando, pois parece estar sempre atordoado. Sua tentativa de assassinato consistia apenas em jogar bolotas em Kitarō.[1]

No quinto anime Ele participa do Encontro Esportivo Yōkai.[2] Mais tarde ele é apresentado como um dos 47 Guerreiros Yōkai escolhidos e representa a Prefeitura de Kōchi.

Devido ao súbito cancelamento do quinto anime em 100 episódios, ele está entre os 23 Guerreiros Yōkai que não foram revelados além do filme GeGeGe no Kitarō: Nippon Bakuretsu!!.

No sexto anime, ele aparece como um residente da Floresta GeGeGe no episódio "O Tabu da Floresta Misteriosa". Quando Yūta pega uma das bagas de sua árvore, ele fica irritado e se transforma em um gigante. Vários braços começam a brotar do chão e capturar yōkai aleatoriamente, incluindo Nezumi-Otoko e Konaki-Jijii. Uma vez que Medama-Oyaji percebe que Yūta pegou uma de suas frutas, ele diz devolvê-la, o que acalma Yama-Jijii. Mais tarde, quando Yūta pede desculpas a ele, Yama-Jijii o perdoa, mas avisa que "até mesmo yōkai tem regras". Ele então marca a palma de Yūta com um sinal de advertência e o envia de volta para a rua onde estava.[3]

Habilidades

O Yama-Jijii é geralmente descrito como sendo bastante inofensivo, não mostrando nenhuma capacidade ofensiva ou defensiva na maioria das adaptações.

  • Crescimento: Dentro da série de 2018, Yama-Jijii é capaz de crescer a um tamanho tremendo, elevando-se sobre a Floresta GeGeGe quando ficou furioso e causou um tumulto. Ele também é capaz de voltar ao seu tamanho normal depois de se acalmar[3]
  • Geração de braços: Quando enfurecido, Yama-Jiji é capaz de brotar uma multidão de braços negros do chão, capturando qualquer yōkai aleatoriamente. Depois de se acalmar, os braços desapareceram.[3]

Navbox

Predefinição:Navbox

v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 "Kitarō vs. Os Três Assassinos!", Episódio 113, Anime de 1996
  2. 2,0 2,1 "O Grande Festival de Esportes Yōkai", Episódio 25, Anime de 2007
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 "O Tabu da Floresta Misteriosa", Episódio 4, Anime de 2018