FANDOM

Yobuko (呼子, Criança que Chama), também chamado de Yamabiko (山彦) ou Yama-Kozō (山小僧), ambos significando "menino da montanha", é um yōkai e um personagem recorrente em GeGeGe no Kitarō. Ele é um yōkai amistoso que muitas vezes ajuda a Família Kitarō a resolver algum problema, no mangá, ele às vezes era descrito como um membro do grupo embora nos animes ele tenha uma participação bem menor.

Ele aparece a partir da história da Shonen Magazine, "Kasa-Jizō" e na serialização da Shōnen Sunday ele é um dos hóspedes do Apartamento Yōkai de Sunakake-Babaa. Apresar de ser um personagem benígno, ele é retratado como um antagonista no mangá one-shot de Shigeru Mizuki, "Yamata-no-Orochi", assim como na adaptação da história no segundo anime.

Interpretes

<tr><td style="background:#100616; text-align: center;">{{{Artista}}}</td><td style="background:#100616; text-align: center;">{{{Mídia}}}</td></tr>

Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista Predefinição:Interpretes lista </table>

Visão geral

Aparência

Yobuko tem a forma de um menino com uma perna, um rosto grande e dentes de corça. Ele usa um capuz de palha e um yukata. Em algumas aparições ele tem um olho só ou duas pernas.

Personalidade

Habilidades

  • Mimetismo Vocal: Yobuko pode imitar e ecoar qualquer som que ele ouve, uma habilidade muito útil nas montanhas. Ele pode gritar tão alto que pode assustar inimigos, e em Yōkai Sen Monogatari ele pode criar ondas de choque poderosas com sua voz. No quinto anime, ele pode usar seus poderes de eco para localizar pessoas. Ele era freqüentemente usado quando um barulho alto era necessário por qualquer motivo. Sua voz também tem o poder de abrir um portal para o inferno.
  • Respiração: Além de suas habilidades vocais, ele também pode executar várias técnicas de respiração, como uma Massagem de Rejuvenescimento, que ele usou para demarcar Kitarō após seu encontro com Shinigami (embora isso tenha sido mencionado apenas por Sunakake-Babaa e não representado)[1]. Em Guerra Vietnamita de Kitarō ele poderia criar névoa com sua respiração, e no terceiro anime ele conseguia criar cópias de aliados chamando seu nome[2]. No quinto anime, sua capacidade pulmonar é tão forte que ele pode produzir ar suficiente para várias pessoas em uma única respiração.

História

Yobuko aparece frequentemente como um dos aliados de Kitarō no mangá da Shonen Magazine, começando com a história "Batalha do Espelho", onde ele se juntou ao coro yōkai para ajudar uma jovem garota a escapar de uma prisão espelhada. Ele aparecia com tanta frequência quanto Konaki-Jijii e os outros futuros membros da Família Kitarō , mas ele nunca mostrou nenhuma habilidade específica ou exibia uma personalidade de destaque. Mais tarde, ele viajou para o Vietnã com Kitarō para lutar na guerra do Vietnã.[3]

No mangá da Shonen Sunday, ele foi descrito como um inquilino do Apartamento Yōkai de Sunakake-babaa. Ele notavelmente usou sua Massagem de Rejuvenescimento em Kitarō e sobreviveu com a ponta de sua cabeça sendo cortada por Kasa-Bake.[4]

Ele foi um dos muitos yōkai japoneses escolhidos para emboscar os Yōkai Ocidentais em Shinigami Dai-Senki. Quando ele apareceu pela primeira vez com dois olhos nesta história, depois de retornar do México, ele é repentinamente representado com um olho. Ele apareceu com frequência ao longo dos mangás dos anos 80, como Shinpen GeGeGe no Kitarō e Jigoku-hen.

Sua primeira aparição em anime foi no episódio 29 ("Batalha do Espelho) da primeira adaptação.

Na segunda série, Yobuko aparece pela primeira vez em "Tecido Yōkai". Ele ajuda a Família Kitarō em sua luta contra Chi os yōkai chineses. Mais tarde, ele aparece em "Kamaboko", e ajuda a comprar todas as peças de Kitarō-Kamaboko para reviver Kitarō. Ele também ajuda a Família Kitarō a capturar Kamanari no episódio de mesmo nome, embora ele nunca seja mostrado participando da batalha real. Ele apareceu com mais destaque em, "Shinigami". Ele está jogando cartas com Sunakake-Babaa e Konaki-Jijii quando Neko-Musume pergunta se algum deles viu Kitarō. Mais tarde, ele se junta a todos eles na luta contra Shinigami e tentando salvar a alma de Kitarō. Depois que Medama-Oyaji retorna e derrota Shinigami, Yobuko se junta a Sunakake-Babaa e Konaki-Jijii para punir Nezumi-Otoko.

Um diferente Yobuko aparece como antagonista no episódio "Yamata-no-Orochi".

Ao contrário do segundo anime, ele aparece como um aliado recorrente.

Assim como no terceiro anime, ele aparece como um aliado recorrente.

Ele é um dos habitantes de Yōkai Yokochō e vive no complexo de apartamentos da Sunakake-Babaa. Ele está sempre ajudando-a com bicos em troca de deixar seu aluguel ser perdoado. Ele freqüentemente ajuda Aobōzu a encontrar seu caminho de volta para a Yokai Yokochō chamando-o pelo nome. Ele é o sétimo dos 47 Guerreiros Yōkai do Japão escolhidos. Ele é o representante da Prefeitura de Tottori e sua marca está localizada sob sua boca e acima do queixo.

Yobuko aparece como parte do pano de fundo durante o terceiro encerramento, Mienkeredomo Orundayo, no verso do qual o descata na letra.

Yobuko está entre os yōkai reunidos em torno da Casa GeGeGe, tentando expulsar Agnès da floresta. Ele ouve a advertência de Medama-Oyaji de que, se eles a expulsarem, a tragédia dos yōkai malaios será repetida em outro lugar. Logo seguido por Kitarō, Oyaji explica quão graves são as consequências se o Japão se tornar parte do império de Backbeard. Isso faz com que a multidão olhe um para o outro, até que sua atenção seja atraída para Kitarō enquanto ele fica decidido a lutar.[5]

Ele faz sua primeira aparição física na série em "A Grande Guerra Yōkai". Ele aparece junto com Konaki-Jijii e vários outros yōkai para ajudar Kitarō a lutar contra os yōkai ocidentais. Seu primeiro papel falado é em "O Grande Julgamento Yōkai". Depois de testemunhar Kitarō (Momon-Jii disfarçado) matar seu amigo Hitotsume-Kozō, Yobuko relutantemente testemunha contra ele no julgamento yōkai.

Lenda

Yamabiko

Yamabiko de Shigeru Mizuki.

O Yobuko é da prefeitura de Tottori e da região de San'in e acredita-se que ele seja a causa do ecos. Os Yobuko viviam nas montanhas e, sempre que um viajante entrava nelas e levantava a voz, podia-se ouvir suas vozes os chamando de volta. A versão do personagem de Shigeru Mizuki, também é conhecido como o Yamabiko ou o Yama-Kozō. Nas Ilhas Oki, ele era chamado de Yobukodori (呼子鳥, Criança-Pássaro que Chama) e era considerado um pássaro.

Trivialidades

Referências

  1. "Shinigami", Shonen Sunday
  2. Yōkai Yamata-no-Orochi, Episódio 79, Anime de 1985
  3. Guerra Vietnamita de Kitarō
  4. Kasa-Bake, Shonen Sunday
  5. "As Bruxas do Destino", Episódio 34, Anime de 2018

Navegação

v  d  e
Família Kitarō
Principal
Aliados
Humanos
v  d  e
Kitarō e Aliados
Ameaças
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Inferno
Outros
v  d  e
Kitarō e aliados
Antagonistas
Outros
Enma-DaiōKaruraYakanzuruEspírito da Flor Yōkai
v  d  e
Kitarō e Aliados
Antagonistas
Outros